Amor fraternal: o que é, significado, definição e conceito

O amor fraternal é um sentimento de proximidade e união como aquele que irmãos sentem uns pelos outros.

Definição de amor fraternal

A palavra “fraterno” tem como significado, segundo o dicionário da língua portuguesa, “relativo a ou próprio de irmãos; o que ocorre entre duas pessoas unidas como irmãos; que demonstra afeição, amizade, caridade.”

Dessa forma, o amor fraternal pode ser entendido como um sentimento forte de afeição e amizade, algo que une as pessoas e as aproxima como se tivessem uma relação de irmãs. O amor fraternal gera ações de caridade com relação a outras pessoas, inspira atos construtivos e positivos.

O que significa amor fraternal?

O sentimento de amor fraternal, embora tenha o seu significado atrelado ao conceito de irmandade, não remete a um laço de sangue. Independente da herança genética, irmãos são aqueles que se sentem próximos e confiam uns nos outros inteiramente.

O amor fraternal pode ser sentido por pessoas com ou sem laços familiares, pode ser sentido, inclusive, por pessoas que dividem uma mesma crença religiosa ou nacionalidade. O convívio, a cumplicidade e o trabalho por um objetivo ou ideal comum são fatores que incentivam as relações de amor fraternal.

O sentimento de afeto que vem do amor fraternal é acompanhado de uma confiança mútua, respeito e compromisso. Pessoas que dividem relações fraternas são capazes de fazer grandes sacrifícios umas pelas outras, sem esperar nada em troca. São relacionamentos profundos, estáveis e que provém de uma conexão muito forte entre as pessoas.

Frases bíblicas sobre amor fraternal

O ensinamento fundamental de Jesus Cristo foi o amor ao próximo, portanto, são muitas as passagens em que se fala de amor fraternal na bíblia.

  • “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:10)
  • Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.” (Hebreus 13:1-3)
  • Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35)
  • Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” (Pedro 3:8)
  • Um novo mandamento dou a vocês: amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13:34-35)