Amor incondicional: o que é, significado, conceito e definição

O que é Amor Incondicional?

O termo amor incondicional é usado para definir um amor infinito, sem limitações. Outras expressões que são usadas para defini-lo são verdadeiro altruísmo, amor completo e amor maternal. Essa última, aliás, é um dos sinônimos mais empregados nos dias de hoje ao usar o termo amor incondicional.

Embora o afeto sem quaisquer limitações possam ocorrer entre duas pessoas, independente do tipo de relação que possuem, é mais comum associar o amor condicional ao sentimento de uma mãe pelo seu filho. A figura materna ama o filho sem nenhum tipo de restrição, de forma ilimitada e por ele é capaz de fazer tudo e, o mais importante, que define a palavra incondicional, é que nada exige para oferecer o seu amor.

No entanto, amantes, amigos e demais graus de parentesco podem usufruir do amor incondicional, desde que o sentimento não exija retribuições para que se mantenha vivo. Ele também é imutável e pode receber como sinônimo outro termo: amor verdadeiro. Companheiros de luta com grande grau de comprometimento também podem nomear o seu sentimento um pelo outro como amor incondicional.

Na religião, associa-se o amor incondicional aos Quatro Amores: afeto, amizade, romance e incondicional. Já em etologia, que estuda o comportamento animal, refere-se ao amor incondicional como o altruísmo – termo que é usado para definir o comportamento de indivíduos que aumentam a aptidão física de outro, ao mesmo tempo em que reduzem a sua própria.

A psicologia também faz uso do termo para definir o estado de espírito em que uma pessoa tem a finalidade de aumentar o bem-estar do outro, mesmo que não exista evidência de benfeitorias para si