Áurea: o que é, significado, definição e conceito

A palavra áurea tem a sua origem no termo em Latim “aurum”, que significa ouro. No português, o sentido da palavra áurea continua tendo relação com o ouro e essa palavra é usada para referir-se a algo dourado, brilhante, resplandecente.

Qual o significado de “áurea”?

A palavra áurea pode ter função de substantivo feminino ou de adjetivo. Ela é utilizada para fazer referência a algo feito de ouro ou que seja brilhante como o ouro.

No sentido figurado, o termo áurea pode significar algo que se sobressai, se destaca entre os demais. Que tem valor superior devido ao esplendor ou talento. A palavra também pode se referir ao auge, aos melhores pontos de algum período ou alguma coisa.

Confira alguns exemplos:

  • “O nadador teve uma vitória áurea após um ano difícil sofrendo com lesões”;
  • “A época áurea da história do Brasil foi a década de 60”.

Proporção áurea

A proporção ou razão áurea é um valor numérico que foi descoberto através da sequência de Fibonacci. Esse número é chamado de número de ouro e seu valor arredondado é 1,618.

A proporção áurea é utilizada na arquitetura e nas artes e ela é considerada uma proporção perfeita e esteticamente agradável aos olhos.

Lei Áurea

A Lei Áurea foi a lei responsável pela abolição das escravatura no Brasil, ela foi assinada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio do ano de 1888. A Lei Imperial número 3.353 ficou conhecida como Lei Áurea por sua importância no período e pelo seu objetivo de acabar com a exploração dos escravos.

Embora muitos estudiosos apontem que a Lei Áurea não foi o fim da marginalização da população “ex escrava”, a Lei Áurea continua a ser conhecida por esse nome.

Diferença entre “áurea” e “aura”

As palavras áurea e aura são muito semelhantes, mas têm significados distintos!

Aura possui um significado relacionado a um campo energético que envolve cada pessoa. Pela cor e pelo formato da aura de alguém, seria possível coletar informações sobre o estado mental e físico dessa pessoa.

Aura também pode significar uma perturbação dos sentidos, segundo a medicina.