Browser: o que é, significado, definição e conceito

O que é Browser?

Browser em inglês, é o termo utilizado para descrever um programa que permite a navegação pelas páginas de sites da internet. Os browsers são capazes de interpretar e processar diversas linguagens (HTML, CSS, Javascript e outras) para traduzir códigos em elementos visuais e funcionais na tela do programa.

No Brasil, o termo browser é traduzido como navegador ou navegador da internet. Browse pode significar navegar, procurar ou olhar para alguma coisa.

O browser é responsável por intermediar a comunicação entre o computador e os servidores de sites, enviando e recebendo informações. No começo, os browsers só interagiam através do texto, mas com o tempo foram criadas convenções e funcionalidades que permitiram maior agilidade, segurança e atributos visuais antes não permitidos.

Um dos primeiros browsers que fez sucesso foi o Netscape Communicator, em meados de 1995. Com seu poder de propagação através do sistema operacional Windows, a Microsoft tornou seu navegador, o Internet Explorer em um líder em utilização durante muitos anos. Porém com a massificação da internet, outras empresas entraram no mercado como a Mozilla, Opera, Google e Apple. Hoje, os navegadores mais utilizados são: Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari.

Logotipos de navegadores

Com constantes atualizações, os desenvolvedores permitiram que os browsers se tornassem muito mais eficientes, estáveis e seguros, com a utilização de protocolos de segurança como o SSL por exemplo.

Os browsers também possuem lojas gratuitas de plugins e aplicativos desenvolvidos por terceiros que permitem uma ampliação da experiência no navegador, com funcionalidades úteis e específicas para diversos tipos de demandas da comunidade.