CEO: o que é, significado, conceito e definição

O que é CEO?

CEO é a abreviação do termo em inglês Chief Executive Officer, que significa Chefe Executivo de Ofício , porém, o mais comum é que seja traduzido como Diretor executivo ou Diretor geral. Independente do termo usado para designar a função, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa.

Dessa forma, é o CEO quem tem a responsabilidade de executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, o qual é formado pelos representantes dos acionistas da empresa. Por isso, o termo CEO é usado, principalmente, em grandes corporações de capital aberto.

Além disso, tradicionalmente existe somente um profissional com o cargo de CEO, embora possa haver mais de um dentro de uma empresa. Porém, essa norma é a usual a fim de evitar conflitos dentro da organização sobre quem tem o poder de decisão.

Para que tudo funcione como o previsto, os demais executivos da empresa devem prestar contas ao CEO. Hoje em dia, é bem comum ouvir ou ler o termo CEO para se referir ao executivo de uma empresa que fala sobre um novo produto ou serviço, em entrevista, por exemplo. Atualmente, o CEO está bastante atrelado à imagem de uma empresa.

Em outras palavras e de modo coloquial, pode-se dizer o CEO é quem manda em todo mundo, com exceção do chairmam (presidente do conselho), podendo o CEO, aliás, acumular as duas funções. Outras designações para CEO é principal executivo, presidente e superintendente. É comum que quando o CEO não é o presidente da empresa haja confusão quanto as responsabilidades de cada um, sendo que o presidente possui função mais representativa.