Clickbait: o que é e qual o significado da gíria?

O que é clickbait? Você provavelmente já se fez essa pergunta e talvez não conheça o termo por este nome, mas já lidou com a situação. Se trata de uma forma de gerar mais cliques em um artigo ou vídeo. Não é uma técnica vista com bons olhos, já que se utiliza de promessas exageradas e muitas vezes sensacionalistas.

Também é tido como uma gíria na internet, para se referir a qualquer matéria – seja ela em vídeo ou texto – que tenha um título sensacionalista demais. Uma promessa que claramente não pode ser cumprida.

Com o crescimento do marketing digital, e o interesse de todas as empresas de terem presença online, o marketing de conteúdo se tornou uma das formas mais buscadas de atrair as pessoas até um negócio.

O problema é que nem todos prestam atenção ao que estão fazendo e querem apenas o clique, sem perceber que manter o usuário na página é tão importante quanto fazê-lo chegar até ela. E se pararmos para pensar, o clickbait até pode conseguir o acesso a página, mas quem garante que o conteúdo vai manter o usuário por lá?!

Exemplos de clickbait

Alguns exemplos de clickbait mais comuns, encontrados não apenas em sites, como também nos e-mails marketing, envolvem frases como:

  • “Você não vai acreditar!”;
  • “Você precisa ver isso antes de todo mundo”;
  • “Como a pessoa X ficou rica trabalhando pouco”;
  • “O segredo para emagrecer sem esforço”;
  • “Você está perdendo dinheiro!”;
  • “Como uma mãe de três filhos emagreceu X Kg em apenas um mês e surpreendeu os médicos”;
  • “O segredo para ficar rico do dia para a noite”.

Percebe como são títulos sensacionalistas e que incentivam o clique? Aparentemente oferecem soluções incríveis e únicas para algo que incomoda o usuário. Porém, quando você abre o conteúdo descobre que não era exatamente este o objetivo.

O título quis apenas atrair as pessoas, mas no final trouxe mais do mesmo. No e-mail marketing é comum se utilizar da técnica, principalmente porque as pessoas tendem a não abrir o conteúdo recebido. A diferença é que, apesar de usarem do clickbait, para atrair a atenção do usuário, as empresas têm oferecido algo interessante no texto enviado.

Por que o clickbait pode não ser uma boa tática para atrair clientes

Tag someone who still shares clickbait. #StopClickBait

Posted by Stop Clickbait on Thursday, April 27, 2017

(Tradução: seria ótimo se você pudesse parar de postar Clickbait)

Sabendo o significado de clickbait, você talvez se pergunte por que não seria uma boa técnica para atração de clientes, afinal, como visto nos exemplos, envolve o uso de títulos atrativos e até sensacionalistas, que realmente vão gerar o clique.

A resposta é simples. É preciso prestar muita atenção a intenção que se tem ao se utilizar do clickbait. Quem pensa apenas no clique corre o risco de ficar com fama de empresa que não oferece nada interessante, quase como um SPAM.

Por outro lado, se você pretende utilizar o título sensacionalista, mas realmente resolver o problema que seu cliente possui, existe grandes chances de que o clickbait leve a conversão. Porém, em se tratando do marketing digital, existem outras formas mais seguras (e interessantes) de chamar a atenção do seu público-alvo.

Agora você já sabe o que é clickbait e o motivo que justifica que, talvez, seja melhor não utilizar essa técnica para fazer com que as pessoas acessem seu site.