Data warehouse: o que é, significado, definição e conceito

Data warehouse é um termo em inglês que apresenta como tradução literal “armazém de dados”. Essa tradução já nos ajuda muito a entender o que é data warehouse e para que ele serve.

Como o próprio nome já diz, esse recurso funciona como um depósito de dados digitais e utiliza essas informações para produzir relatórios com informações detalhadas sobre determinado assunto.

O data warehouse é muito utilizado em empresas que desejam desenvolver estratégias de Business Intelligence. Isso, porque através do histórico de dados depositados e dos relatórios produzidos, é possível uma análise detalhada e sistemática de determinado processo. Assim, a tomada de decisões relativas a ele se torna mais precisa e direcionada.

Qual o objetivo de um data warehouse?

O principal objetivo de um armazém de dados é centralizar as informações e tornar a consulta mais fácil e rápida. Assim, é um local de armazenamento e gerenciamento de informações, um local de onde se pode extrair e preparar dados para análise.

Além disso, o data warehouse oferece ferramentas de análise estatística e relatórios de clientes, funcionários e qualquer processo dentro de uma empresa. Isso permite um planejamento estratégico muito mais eficiente, pois está baseado em dados reais e atualizados da empresa.

É possível o uso de algoritmos de inteligência artificial para gerar dados ainda mais sofisticados com base nas informações armazenadas no data warehouse.

Como o sistema de data warehouse é implantado?

Para que o data warehouse seja implantado e funcione corretamente, é necessário que a empresa possua um sistema adequado de fonte de dados.

A origem das informações que serão armazenadas pode vir de diversas áreas de uma empresa: almoxarifado, dados de vendas, pagamentos e ponto de funcionários e qualquer outra área que gere dados passíveis de serem analisados e utilizados como estratégia para melhoria de desempenho.

É importante que todas essas informações sejam digitalizadas para que a análise seja possível. Essa fase de extrair dados e prepará-los para serem usados pelo data warehouse é chamada de data stage.

Então, uma vez disponibilizados, os dados serão direcionados ao data warehouse e armazenados de forma organizada. Para isso, é comum o uso de ferramentas e bancos de dado relacionais, esses são sistemas de apoio para otimizar o funcionamento do banco de dados.

Quais são as vantagens e desvantagens do data warehouse?

Algumas vantagens principais de ter um armazém de dados são:

  • Decisões direcionadas por fatos: o banco de dados fornece informações atualizadas e precisas sobre os processos da empresa, fato que contribui para a tomada de decisões embasadas.
  • Planejamento estratégico: o data warehouse permite uma análise de dados de curto, médio e longo prazo. Essa é uma ferramenta excelente para guiar o planejamento estratégico.
  • Relatórios precisos: o sistema de data warehouse permite a elaboração de relatórios com muito mais precisão e rapidez, uma vez que não requer profissionais especializados em TI. Além disso, o sistema facilita a identificação de padrões e tendências e apresenta menos erros ao gerar relatórios.
  • Agilidade na consulta de dados: a organização do data warehouse possibilita uma consulta rápida e simples dos dados relevantes.
  • Unificação dos dados: com um data warehouse, todos os setores da empresa terão acesso a um mesmo conjunto de dados. Isso evita inconsistências e permite uma maior sincronia de trabalho entre as diferentes áreas.