Disponível: o que é, significado, conceito, definição

Disponível é uma palavra que pode ser utilizada nas mais diversas situações. Seu contexto é sempre o mesmo, estar a disposição para realizar algo ou fazer alguma coisa. O termo já é utilizado há um bom tempo na língua portuguesa, porém, também pode aparecer nas redes sociais, como o WhatsApp e o Messenger.

Contexto geral da palavra

Se levarmos em conta o contexto geral da palavra disponível, queremos apenas falar que algo está livre para uso ou pronto para fazer algo. Por exemplo, na frase: “Raquel ficou feliz ao saber que seu irmão estaria disponível no sábado para acompanhá-la até a festa.”, significa que o irmão de Raquel vai poder ir junto com ela na festa, pois estará livre no sábado.

Veja outro exemplo, agora com um objeto: “A guitarra estava disponível para vendas no site”. Significa que já é possível realizar a compra da guitarra, pois a loja a possui em estoque.

Dentro das redes sociais

O status das redes sociais também pode aparecer como “Disponível”, especialmente naquelas que são utilizadas para conversar, como o WhatsApp e o Messenger. Quem foi da época do MSN deve se lembrar também do status “Online”. Agora, as redes sociais usam o termo “Disponível”, como o intuito de dizer que a pessoa está livre para conversar.

A maioria dos usuários muda esse status para uma frase qualquer, quando se trata de uma empresa, pode deixar uma mensagem automática dizendo: “Olá, neste momento não estamos disponíveis, mas você pode retornar o contato entre 8h e 18h”.

E nos relacionamentos?

Nos relacionamentos amorosos, a palavra “disponível” também aparece. É uma forma de dizer que você está aberto a um novo relacionamento, seja apenas por estar solteiro ou, por não estar envolvido com ninguém e, também, disposto a se relacionar.

Neste caso, é comum falar: “Estou disponível para um relacionamento sério”. Que significa dizer que está desimpedido ou pronto para ter um relacionamento sério com outra pessoa.