Emo: o que é, significado, conceito e definição

O que é Emo?

Emo é uma abreviação da palavra emotivo. É um gênero musical conhecido pelo apelo sentimental, dramático e confessional. Veio a tona nos anos 80 nos EUA com o “hardcore emocional”  e entrou no ápice nos anos 2000. Bandas atuais como Good Charlotte, Simple Plan, Panic! at the Disco, NX Zero, Forfun, Fresno são consideradas Emo.

Mais do que um estilo de música, Emo virou uma cultura alternativa propagando-se rapidamente por todo o mundo. Grupos de jovens formaram-se e facilmente eram reconhecidos pela sua forma de vestir, portar-se e pelo seu estereótipo.

Conhecidos  por andarem sempre de preto, com maquiagem dramática, cabelos escuros e quase sempre sobre os olhos. Muitos tinham tatuagens e piercings como forma de expressar sua aversão a moda em si e aos apelos comerciais.

Normalmente, são pessoas sensíveis que tem tendência a se fazerem de vítimas porque acham que o mundo não os entendem. Seu vestuário transmitia essa mensagem de transgressão. Muitos “possuíam” problemas familiares, e por isso acabavam encontrando em seus amigos o consolo necessário.

A partir dos anos 2010, esse estilo entrou em decadência.