Fake: o que é, significado, definição e conceito

O que é Fake?

O termo fake é originário da lingua inglesa que tem como significado a falsidade, algo falso e falsificação. Neste contexto, fake pode se referir a uma pessoa, uma conta, objeto ou algo que não seja verdadeiro.

Com a popularização das redes sociais, blogs e sites, o termo começou a ser utilizado para descrever uma conta ou um perfil de uma pessoa que não deseja revelar sua real identidade. Os perfis fakes passaram a ser utilizados por pessoas que não desejam manifestar suas opiniões para pessoas conhecidas e até mesmo para quem deseja ter mais privacidade na internet.

Com milhares de contas criadas a cada dia nas redes sociais, as soluções tecnológicas ainda não foram capazes de conter de forma definitiva a proliferação de perfis fakes na internet. Muitas vezes eles possuem traços e características de perfis reais, com interações, amigos e outros atributos que dificultam a identificação automática através de sistemas da informação.

É comum encontrar também nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, perfis que imitam pessoas famosas para aproveitar do engajamento e o alcance que essas possuem na vida real, atraindo leitores e seguidores.

Apesar da aparente proteção que o anonimato tem na internet, a utilização de perfis fakes para fins de calúnia, ofensas e outras atividades ilegais não isenta os autores de suas responsabilidades penais em casos de denúncia. Hoje o aparato tecnológico de provedores e órgãos de investigação cibernética governamentais permitem a localização dos infratores.

Existem também os arquivos fake, são filmes, programas, softwares, downloads, músicas que são baixados em sites de compartilhamento, no qual o conteúdo não corresponde ao que foi pretendido pelo usuário. Os objetivos mais comuns destes arquivos são a propagação de virus e trojans que se propagam para outras máquinas, coletam informações privadas e etc.