Filtro dos sonhos: o que é, significado, definição e conceito

O que é filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos é um objeto de poder – amuleto – com origem nas tribos indígenas norte-americanas. Conhecido também como teia dos sonhos, apanhador de sonhos, caçador de sonhos ou, em inglês, dreamcatcher.

O filtro dos sonhos é um objeto utilizado para obter proteção, mas de um modo peculiar, um tanto diferente dos demais amuletos vistos por aí. Isso porque a principal “função” do filtro dos sonhos é bloquear a passagem de sonhos ruins, permitindo que apenas os bons sonhos cheguem até a pessoa que possui o amuleto.

A explicação para isso, segundo a própria tradição indígena, é que as teias que formam o objeto possuem o poder de reter essas energias negativas, como se fosse uma teia de aranha.

Para cumprir tal objetivo o filtro dos sonhos deve ser colocado próximo a janela ou sobre a cama, de preferência em um local que receba a luz solar. Ao ser colocado de modo suspenso no ar o filtro dos sonhos consegue apanhar os sonhos maus, segurando-os em suas teias até o nascer do sol. Os sonhos ruins se destroem por completo quando os primeiros raios da manhã tocam o objeto.

Para os nativos norte-americanos das tribos Ojibwae Chippewa, de onde os filtros dos sonhos surgiram, os sonhos são muito valorizados. Para eles, decifrar o conteúdo dos sonhos é uma das tarefas mais importantes a serem aprendidas, pois elas são mensagens e reflexos do nosso inconsciente e um portal para outros mundos.

Uma das lendas mais conhecidas a cerca da origem do filtro dos sonhos conta que um xamã ao subir no cume de uma montanha encontrou Iktomi, um espirito mágico com a forma de aranha tecendo uma teia com pelos de cavalo em torno de um aro feito de cipó. Enquanto o espirito tecia ensinava ao velho xamã conhecimentos sobre a vida, a morte e as energias boas e más espalhadas pela terra. Ao final, Iktomi mostrou ao xamã como usar as boas energias e os sonhos através do amuleto que acabava de tecer. Assim, o xamã pode ajudar o seu povo a conquistar sonhos e ideais.

Hoje em dia os filtros dos sonhos são fabricados com um aro circular feito com vara de salgueiro- chorão revestido de couro e fios que compõe o centro do filtro. As penas vêm logo abaixo para simbolizar a sabedoria.

O filtro dos sonhos se popularizou tanto que se tornou um dos desenhos preferidos para ser tatuado no corpo. Uma pesquisa rápida pela internet e já é possível encontrar uma diversidade enorme de tatuagens de filtro dos sonhos.