Fitness: o que é, significado, definição e conceito

Fitness é um termo da língua inglesa que quer dizer aptidão a determinado propósito. Na atualidade, o termo fitness está associado a prática de exercícios ou atividade física, assim como o bem-estar mental e o bom condicionamento físico. Neste contexto, fitness seria o mesmo que estar em boa forma física.

O termo fitness é formado pela junção da palavra “fit”, que pode significar boa forma, ajuste, encaixe e “ness”, um sufixo que tem a função de transformar adjetivos em substantivos correspondentes. Temos como exemplo a palavra forgive (perdoar) que, acrescentada do sufixo “ness” ficaria forgiveness (perdão).

No nosso dia a dia, fitness é utilizado para descrever os cuidados com a saúde do corpo e a prática de exercícios físicos, como por exemplo: ir a academia, caminhar no parque, prática de natação, musculação, boxe e qualquer outra atividade física, buscar uma alimentação equilibrada e saudável, tomar suplementos alimentares e vitaminas, entre outras.

Moda fitness

O termo fitness também aparece no mercado da moda, em lojas de vestuário específico para prática de exercícios. As chamadas roupas fitness – tops, leggings, casacos, calçados, macacões, blusas, moletons, bonés, relógios, viseiras, meias, garrafas para carregar água, mochilas, bolsas e etc. – são fabricadas com material apropriado para a atividade física.

Modelos fitness

Assim são chamadas os modelos, tanto homens quanto mulheres, que mantém um corpo “sarado” e saudável, geralmente publicando fotos em seus perfis nas redes sociais, como o Instagram.