Gestão de pessoas: o que é, significado, conceito e definição

O que é Gestão de Pessoas?

Gestão de pessoas é um termo bastante empregado em organizações, sejam elas públicas ou privadas. Gestão se refere ao verbo gerir (gerenciar, reger, dirigir ou administrar), assim, o termo é usado quando se dirigem pessoas, em geral, colaboradores de uma organização, no sentido de oferecer instrumentos para que eles possam realizar as suas atividades.

Alguns sinônimos para o termo são gestão de recursos humanos e administração de recursos humanos. Os setores de RH, popularmente conhecidos pela sigla, de uma empresa ou órgão público, normalmente, são os que possuem a função de realizar a gestão de pessoas. A função começa a ser desempenha quando o setor de RH realiza o recrutamento, seleção, treinamento e depois avalia o desempenho das pessoas que está gerindo.

Mas a atividade de gestão de pessoas não se limita a somente aos profissionais que integram o RH, uma vez que os gerentes e diretores de empresas também estão envolvidos na administração dos colaboradores. Eles não só participam dos procedimentos de recrutamento, treinamento e outros como depois são os responsáveis por abastecer de trabalho os seus subordinados.

Em empresas, portanto, quem possui subordinados gere pessoas, inclusive, supervisores e chefes, que, à priori, devem desempenhar as funções administrativas de planejamento, organização, gestão e controle. Pessoas que lideram grupos e, por isso, gerem pessoas são fundamentais para uma organização, no entanto, devem saber lidar com a diversidade de personalidade e com as diferentes necessidades. Cada vez mais, tem se observado a importância de pessoas capacitadas para trabalhar com a gestão de pessoas, peça fundamental para o sucesso de uma empresa.