Liderança: o que é, significado, conceito e definição

O que é Liderança?

Liderança é a qualidade ou posição de líder. Dessa forma, um indivíduo pode ter liderança porque possui as qualidades para isso e não necessariamente precisa estar numa posição de líder para influenciar os demais. Porém, liderança também está relacionado ao cargo de um indivíduo, isto é, uma posição de líder, mesmo que não seja capacitado para tal.

De qualquer maneira, quem está na liderança toma as decisões que norteiam um grupo de pessoas, bem como é responsável pelas mesmas, sejam boas ou não. Teoricamente, espera-se que o líder faça as melhores escolhas e decida pelo melhor a todos.

Liderança também se aplica a uma pessoa ou a um grupo que esteja à frente dos demais, destacando-se. Nesse caso, o termo refere-se, em especial, às competições esportivas. A palavra, entretanto, se expande a outras questões, inclusive histórias, sendo alvo de pesquisas há muito tempo.

Um dos seus teóricos, Bernard Bass, afirma que a liderança está estreitamente ligada à história, pois desde sempre se estudam os líderes, suas atitudes e o que os motivaram. Ainda na Grécia Antiga a liderança já era tema de estudos, por Platão, bem como pelo filósofo chinês Confúcio.

Platão, por exemplo, descreveu em seu livro A República, quais as características de um líder ideal. Atualmente, liderança também é uma palavra que pode ser empregada de forma mais abstrata, quando ela não está associada a uma pessoa. Ou seja, liderança também é a condução de um grupo, quando se torna uma equipe, mesmo que não exista um responsável.

Mesmo quando o grupo decide de forma coletiva também se pode dizer que existe uma liderança. O termo em si é uma habilidade, que motiva e influencia os liderados.