Nissei e Sansei: o que é? você sabe qual a diferença?

Para entender a diferença entre “nissei” e “sansei” é necessário primeiro conhecer as palavras utilizadas na língua japonesa para descrever os imigrantes japoneses e seus descendentes. Primeiro, “sei” em japonês quer dizer apenas “geração”, enquanto “nikkei” é apenas uma palavra para descrever imigrantes japoneses em geral. O termo “issei” é usado para descrever a primeira geração, podemos citar os primeiros japoneses que chegaram ao Brasil como sendo “issei”.

O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, estimada em 2 milhões de pessoas, entre elas, descendentes de primeira, segunda, terceira e quarta geração principalmente.

O que é Nikkei?

Nikkei é um termo utilizado para descrever quaisquer descendentes de japoneses nascidos fora do Japão, ou japoneses que vivem no exterior regularmente.

O que é Nissei?

Nissei é o termo utilizado para indicar os filhos de japoneses nascidos fora do Japão. Os “nisseis” são filhos de “isseis”. “Ni” significa dois, portanto, a segunda geração de imigrantes japoneses.

O que é Sansei?

Sansei é o termo utilizado para indicar os filhos da segunda geração de japoneses que migraram para outro país. “San” significa 3, portanto, a terceira geração de imigrantes japoneses.

Veja na tabela abaixo:

PalavraQual o significado?
SeiSignifica apenas geração
NikkeiSignifica apenas imigrantes japoneses
IsseiPrimeira geração dos imigrantes japoneses
NisseiFilhos de Isseis – segunda geração de imigrantes japoneses
SanseiFilhos de Nisseis – terceira geração de imigrantes japoneses
YonseiFilhos de Sanseis – quarta geração de imigrantes japoneses
GosseiFilhos de Yonseis – quinta geração de imigrantes japoneses

Estas são apenas as principais determinações para classificar os imigrantes japoneses. Além ds “nisseis” (filhos de japoneses) e “sanseis” (netos de japoneses) , há ainda os “yonseis” (bisnetos de japoneses), gossei (trinetos de japoneses) e assim por diante.