Ossos do ofício: o que é, significado, definição e conceito

O que é Ossos do Ofício?

A expressão popular ossos do ofício é muito frequente e remete ao significado de desempenhar um trabalho desagradável em uma determinada profissão. Ossos remete a dificuldades ou algo que você não deseja executar, mas tem de fazê-lo por obrigação. O termo ofício descreve uma ocupação, trabalho ou emprego.

Então, ossos do ofício é uma expressão utilizada para descrever os casos no qual um profissional é obrigado a fazer uma determinada tarefa a qual não esta acostumado. A obrigação se dá através do contrato de trabalho e pela sua consciência moral.

Podemos citar alguns exemplos: quando um policial tenta defender uma vitima, arriscando a própria vida. Quando um médico entra em contato com um paciente com doença contagiosa, quando um advogado defende um criminoso claramente culpado e etc.

Origens

O termo ossos do ofício teve sua origem na produção de papel ofício. O processo era trabalhoso e demorado, o branqueamento era feito com uma substância encontrada no interior dos ossos (pó de tutano), utilizada também como alvejante. Por ser trabalhoso e fazendo uma ligação com a substância, a convenção “ossos do ofício” surgiu.