Sashimi: o que é, significado, definição e conceito

O sashimi é um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa. Ele é feito de pequenas fatias de peixe cru ou frutos do mar frescos e é servido acompanhado de condimentos como shoyu, gengibre, wasabi, ponzu etc.

Hoje em dia, o sashimi é conhecido em todos os países do mundo e ganhou muitas variações da receita original japonesa. Em cada local, as pessoas costumam fazer adaptações do prato e até versões vegetarianas ganharam espaço no mundo ocidental. Entretanto, o sashimi feito de salmão ainda é o preferido por aqui.

Origem do nome sashimi

O sashimi é o primeiro prato de uma refeição servida no Japão. Segundo a cultura nipônica, ele deve ser servido antes dos demais alimentos para que possa ser apreciado sem interferência de outros temperos no paladar.

A palavra sashimi é composta por dois termos em japonês e que nos ajuda a entender a origem dessa iguaria: “sashi” significa “furado ou preso”, enquanto “mi” pode ser traduzido como “corpo ou carne”. A palavra sashimi, portanto, tem tradução literal de “carne furada, corpo perfurado”.

O sentido desse nome vem da técnica utilizada para pescar os peixes usados como ingredientes para o sashimi. Eles eram pescados um a um e cortados em pequenos pedaços, então eram pendurados em anzóis antes da preparação do prato.

Receita original de sashimi

O sashimi, tradicionalmente, é o prato feito com peixe cru ou frutos do mar frescos acompanhados de algum molho. Na receita original, o sashimi é servido junto com arroz e missoshiru, uma sopa da culinária tradicional japonesa.

No ocidente, entretanto, é comum que se chame de sashimi qualquer prato que leve peixe cru.

Diferença entre sushi e sashimi

O sushi é um bolinho de arroz que pode ser enrolado ou não em alga e contém algum tipo de recheio. Esse recheio pode ser feito de peixe cru, legumes, ovo etc. Já o sashimi é feito somente com as fatias de peixe cru ou frutos do mar.

Embora possa ter acompanhamentos como arroz e missoshiru, o sashimi é caracterizado pelas lâminas de carne apenas.