Sensei: o que é e qual o significado em japonês?

Sensei (先生) é um termo da língua japonesa que quer dizer, literalmente, “pessoa que nasceu antes de outra” ou “aquele que veio primeiro”. Sensei é utilizado como título para profissionais de autoridade como professores, mestres, contadores, advogados, políticos e médicos ou apenas para demonstrar respeito por alguém que tem um grande nível de conhecimento em determinada área.

O mesmo “kanji” é utilizado em diferentes línguas asiáticas como o chinês e o coreano, mantendo o mesmo significado.

No ocidente, é comum ouvir este termo nas academias de artes marciais como as de karatê e judô, quando os alunos se dirigem ao instrutor demonstrando respeito pelo conhecimento que ele tem e pelos ensinamentos passados.

No Japão, sensei é amplamente utilizado, principalmente nas escolas e faculdades. Todos os professores são respeitosamente tratados com este título. Da mesma forma, profissionais de renome, artistas e músicos de destaque ou com grande conhecimento também são chamados de sensei.

Qual a diferença entre sensei, sansei e senpai?

Sansei é o nome dado a terceira geração de imigrantes japoneses. Senpai é um termo utilizado para se referir com respeito a uma pessoa mais velha.