Seppuku: o que é, significado e origem deste ritual japonês

O que significa seppuku?

O Japão é um país muito rico em questões históricas e culturais. Uma dessas riquezas são os samurais, membros da classe dos guerreiros na organização da estrutura feudal japonesa, que serviam a um daimiô, um poderoso senhor de terras.

A princípio, a função dos samurais era defender os senhores feudais, que usavam seus exércitos de guerreiros para invadir territórios. Assim, os samurais recebiam terras em troca do seu serviço. Eles serviram os daimiô entre o período de 1100 e 1867, e sua principal arma era a espada.

Entre os samurais, havia muitos rituais considerados honrosos, sendo um deles o seppuku.

O que é o ritual suppuku?

Seppuku é um ritual japonês tradicional de suicídio. Comumente, essa espécie de rito era realizada entre os guerreiros japoneses.

O seppuku, na língua japonesa, significa “corte no ventre” ou “corte estomacal”, de um modo literal, e faz uma referência direta a maneira que esse tipo de suicídio era realizada.

Esse ritual era uma parte do código de honra dos samurais do Japão, também conhecidos como Bushido. Ele basicamente consistia em uma única opção de como manter a honra do guerreiro, no caso de ele ser capturado por inimigos ou para demonstrar extrema lealdade ao seu mestre.

Caso o samurai se negasse a realizar o seppuku, passava a ser considerado um Ronin, que é um tipo de “guerreiro sem mestre”, um dos títulos mais desonrosos para a classe.

Origem do seppuku

De acordo com as suposições, a primeira realização de um seppuku foi a do guerreiro lendário Minamoto Tametomo, no ano de 1170. Ele era um samurai do clã Minamoto e teria se atirado contra a própria espada depois que perdeu uma batalha contra o clã Taira.

No entanto, o ritual do seppuku tem seu primeiro registro, em terras japonesas, durante a metade do século XII. Ele surgiu como uma maneira dos samurais demonstrarem lealdade ao seu senhor feudal.

Com o decorrer dos séculos, para ser mais exato até 1868, o seppuku permaneceu como uma prática oficial entre os guerreiros japoneses.

Você já conhecia esse ritual?

O seppuku é, portanto, um ritual no qual um guerreiro utiliza sua própria espada para perfurar sua barriga da esquerda para a direita. Contudo, ele exige uma série de preparações para que seja considerado honroso. 

Você já conhecia o seppuku? Tem algo para acrescentar? Escreva nos comentários!