Sextou: o que é e qual o significado da expressão?

As gírias surgidas na última década têm sido, em sua maioria, criadas e popularizadas pelos usuários das redes sociais. Muitas vezes, você deve ter ouvido um “hoje minha filha” ou um “eu que lute” quando conversou com alguém das gerações Y e Z.

Dentre essas expressões que se tornam fenômenos no vocabulário dos brasileiros, uma delas certamente é o “sextou”.

Sextou é uma flexão do verbo sextar, que no que lhe concerne, significa anunciar que o final de semana começou ou que chegou a sexta-feira. Comumente, o uso desse termo demonstra uma certa empolgação ou felicidade com o final dos dias úteis da semana.

A gíria é, geralmente, utilizada em contextos virtuais e, na maioria das vezes, está acompanhada de uma hashtag, o símbolo que muitos chamam de jogo da velha.

Qual é a origem do termo sextou?

Mesmo com a palavra já sendo utilizada na internet como uma brincadeira entre os internautas, sextou só se tornou um termo popular com a ascensão da música Sextou, do grupo Forró da Pegação.

Depois que a música estourou, mais pessoas começaram a aderir o termo, inclusive outras figuras da cena musical, como os cantores sertanejos Wesley Safadão e Israel Novaes. Eles lançaram não apenas músicas, mas também brincadeiras com a palavra.

Um exemplo do uso do termo pelos sertanejos, é o trecho da música de Wesley Safadão, que diz o seguinte: “(…)  Eu vou é reunir os meus amigos pra bebemorar. Porque o fim de semana chegou. Sextou, sextou hoje ninguém me acha”.

As hashtags sextou e sex to u

Para os brasileiros, a hashtag não precisa ser explicada o tempo todo. Contudo, sextou pode ser interpretado de uma forma diferente pelos estrangeiros, especialmente por aqueles que são falantes da Língua Inglesa.

O que acontece é que, para os estrangeiros, sextou é lido como uma junção das palavras “sex to u”, uma forma “abreviada” da expressão “sex to you”. Em tradução literal, esses termos juntos querem dizer “sexo para você”.

Por isso, você pode se deparar com a hashtag sextou sendo utilizada com uma conotação sexual.

Portanto, não se assuste se você encontrar imagens e mensagens não apropriadas para menores entre fotos de festas, bares e amigos.

Você usa muito a palavra sextou?

Embora a palavra seja bastante popular, muitas pessoas se recusam a usar, seja por não gostarem de tendências ou por já estarem acostumadas com outro vocabulário.

Você costuma dizer sextou entre seus amigos ou em publicações na internet? Já conhecia o significado internacional da hashtag? Escreva nos comentários!