Tá rocheda: o que é e o que significa essa expressão?

O que é “tá rocheda”?

O Brasil é um dos países com maior diversidade cultural no mundo. Com os mais variados costumes, hábitos, festas e tradições, o país também é rico quando se trata da sua língua. Os regionalismos e a variação linguística estão sempre sendo alterados e, em questão de tempo, uma gíria regional pode se popularizar por todos os estados.

O Nordeste é uma das regiões mais ricas no que diz respeito à variação linguística. Algumas das expressões dos estados que compõe essa região se espalham por todo país, por conta das celebridades que as dizem com frequência ou por causa das pessoas que imigram dentro do Brasil em busca de oportunidade.

Esse tipo de popularização acontece também através de músicas, como foi o caso da expressão “tá rocheda”.

Significado de “tá rocheda”

A expressão “tá rocheda” na verdade vem de “rocheda” ou “rochedo”. Ela quer dizer “beleza”, “legal”, “muito bom”, “ótimo”, “bom demais. Comumente, ela é utilizada para elogiar algo ou alguém.

Essa gíria é falada principalmente no Ceará e em Pernambuco.

Origem da gíria “tá rocheda”

Embora tenha se espalhado pelo Brasil com o lançamento da música “Tá Rocheda”, do grupo Barões da Pisadinha, a expressão sempre foi usada na região Nordeste.

A palavra “rocheda” é rapidamente associada a rocha, e não é por acaso. Esse tipo de estrutura é sólida, fácil de se apoiar, firme, confortável. Assim, não é difícil compreender a associação feita com algo ou situação que são legais.

Além disso, o Nordeste é uma região em que existem lugares que são caracterizados por ter muitas rochas, como a Chapada Diamantina.

Na região que originou a expressão “tá rocheda”, ela é mais conhecida por estar incluída vocabulário dos pirangueiros, que são grupos jovens que moram no subúrbio nordestino. Eles possuem seu próprio código de vestimenta, comportamento e fala.

Exemplos de uso da expressão “tá rocheda”

Como a gíria é simples, ela acaba sendo dita em momentos comuns do cotidiano. Veja alguns exemplos a seguir:

“Essa série tá rocheda, estou gostando demais!”

“Não acho que vou embora tão cedo, essa festa tá rocheda!”

“Essa praia é rocheda, gostei.”

“Tá Rocheda” e os Barões da Pisadinha

Os Barões da Pisadinha são um grupo de forró que viu sua popularidade crescer em meados de 2019, desde então todas as suas músicas ficaram bem conhecidas, inclusive a canção “Tá Rocheda”.

A música conta a história de um homem que é largado durante uma noite romântica por uma mulher, que vai ao banheiro e não volta mais. Então, de forma irônica, os cantores dizem: “Tá rocheda, tô nem vendo”.

A partir desse trecho da música, a expressão se popularizou pelo resto do país.

Você já conhecia essa gíria?

Mesmo que uma expressão ou gíria se popularize em todo o Brasil, não são todas as pessoas que chegam a conhecê-las. Você já tinha ouvido falar em “tá rocheda”? Escreva nos comentários!