Valores humanos: o que é, significado, definição e conceito

Dentre os diversos códigos de conduta e moral que regem nossa sociedade, estão os valores humanos. Eles visam garantir que vivamos com responsabilidade e compreensão para com os outros. Podem ser definidos como princípios da moral e da ética, que ajudam a formar a consciência e comportamento de vários indivíduos, bem como a forma como se portam e se relacionam na sociedade. Além disso, eles nos diferenciam dos outros seres vivos.

Os valores humanos podem variar dependendo de como um indivíduo é ensinado e interage com a sociedade, dessa forma ele cria seu próprio código de conduta.

No entanto, a maioria dos valores humanos são universais, ou seja, fazem parte da consciência de todos as pessoas que vivem em sociedade. Esses valores universais são os responsáveis por garantir uma convivência pacífica, justa e honesta.

Valores e direitos humanos

Por conta dessa universalidade, os valores humanos podem ser considerados um fenômeno ético e cultural. Portanto, eles caminham em conjunto com os direitos humanos, outra espécie de código conduta, melhor definido, que contém diretrizes. Elas buscam assegurar direitos básicos que criam condições menos exclusivas.

Para saber quais são alguns dos valores humanos mais comuns entre as pessoas, basta continuar acompanhando o texto!

Quais são os valores humanos?

Sabendo que os valores humanos são essenciais para haver uma convivência melhor, é preciso cultivá-los, para isso, é necessário conhecê-los. Embora os valores possam variar entre os indivíduos, por serem algo presente na cultura de cada país, alguns acabam sendo universais dentro de cada sociedade.

Abaixo, listamos uma série de valores humanos para que você possa conhecê-los:

Respeito

Considerado um dos valores humanos mais importantes, o respeito é imprescindível para que haja uma convivência harmônica entre os indivíduos. Trata-se da capacidade de considerar os sentimentos, opiniões, atitudes, etc., das outras pessoas. Ele influencia diretamente as pessoas em seus relacionamentos, modo de viver e na tomada de decisões.

Além disso, o respeito também pode ser entendido como obediência às regras determinadas em uma sociedade para a manutenção da ordem. Mesmo que não se esteja de acordo com elas, como é feito com as leis. 

Humildade

Muitas vezes confundida com o ato de se diminuir ou se menosprezar, a humildade é um valor humano que trata sobre ter consciência de quem se é, sem precisar da validação dos outros. 

É esse valor que possibilita que um indivíduo reconheça em que áreas pessoais tem fragilidade, dificuldades ou falhas. Essa consciência promovida pela humildade é, portanto, capaz de promover mudanças internas no indivíduo.

Empatia

A empatia é um dos valores humanos que está diretamente ligada com o respeito e com a compaixão. Ela trata de se colocar no lugar dos outros e ser capaz de perceber seus sentimentos. Dessa forma, um indivíduo consegue compreender momentos, pensamentos ou situações que outra pessoa possa estar passando e se sensibilizar diante daquilo.

O fato de uma pessoa agir com empatia demonstra que ela é um ser capaz de se afastar de suas convicções e ideias, para ajudar o próximo em momentos de necessidade.

Honestidade

A honestidade é, também, um dos valores humanos de maior importância em todas as sociedades. Ela trata de agir a partir dos princípios morais e dá ética, honradamente, com seus compromissos e com os outros seres humanos. Esse valor consegue influenciar todos os campos da vida de um indivíduo. 

Além disso, a honestidade não está ligada somente a forma como se age com os outros, mas com a própria consciência individual e o modo como se trata os próprios sentimentos e atitudes.

Educação

A educação é um valor humano de extrema importância. Ele está ligado a forma de agir com cordialidade e amabilidade. Ela por si só já é uma espécie de código de conduta, uma vez que trata de seguir algumas regras de convivência em determinadas situações. 

Quando falamos de educação, tratamos da forma como nos relacionamos com os outros e com o ambiente em que estamos, de forma respeitosa e harmônica.

Ademais, a educação também trata do aprendizado e do desenvolvimento humano, seja ela formal, que se recebe nas instituições de ensino, ou informal, que se recebe em casa.

Responsabilidade

Quando tratamos de arcar com as consequências de nossos atos, sejam eles bons ou ruins, estamos falando de responsabilidade. Esse valor humano nos previne de tomar atitudes que podem prejudicar os outros ao nosso redor ou a nós mesmos. Ele reforça o fato de que toda ação gera uma reação e que pode impactar muito as nossas vidas. 

Ela também está ligada à noção de que somos responsáveis pelos nossos próprios sentimentos e ações, e que não devemos transferir a culpa deles para outros indivíduos.

Amizade

A amizade pode parecer menos importante do que os outros valores humanos citados anteriormente, mas ela é um valor fundamental, uma vez que amigos são essenciais para qualquer ser humano.

São essas relações que ajudam a moldar muitos dos outros valores que adquirimos, como a empatia e o respeito.

Solidariedade

A solidariedade é um valor humano fundamental, pois, trata do ato de sentir simpatia por outras pessoas e se interessar genuinamente em ajudar, da forma como puder, alguém que necessita ou que está sofrendo. Ela se manifesta quando ajudamos alguém sem esperar nada em troca.

Os valores humanos na atualidade

Atualmente, muito se debate sobre uma crise nos valores humanos. Uma vez que a sociedade evoluiu em tantos aspectos, faz sentido que novos valores sejam propostos, ou que haja alguma alteração no conceito dos valores já existentes, como esses apresentados nesse conteúdo. No entanto, também ocorre um distanciamento dos valores ligados a ética e a moral.

Por conta da mudança em vários aspectos da sociedade, as pessoas passaram a tratar os valores humanos como algo flexível. Portanto, se faz necessário tomar cuidado e ter consciência sobre a forma que se está agindo e se ela fere os valores morais e éticos.

Por quais valores humanos você mais preza?

Você tinha consciência sobre os valores humanos? Você conhece mais algum valor humano que ficou de fora da lista? Escreve aqui nos comentários!