Weeaboo: o que é, significado, definição e conceito

Você já ouviu a palavra weeaboo em algum lugar? Sabe o que ela significa? Se você é fã de cultura japonesa, não perca esse post!

O que significa weeaboo?

A palavra weeaboo é utilizada para nomear pessoas que não têm descendência japonesa e que são fanáticas pelo Japão. Esse fanatismo exagerado pelo país, pela sua cultura, língua, culinária e qualquer aspecto relacionado ao Japão é o que caracteriza um weeaboo.

Esse termo é usado de maneira depreciativa e surgiu como uma crítica ao comportamento dessas pessoas que, devido ao fanatismo, pregavam uma supremacia cultural vinda do Japão.

Quais são as características de um weeaboo?

Existe uma diferença importante entre gostar e ser fã da cultura japonesa e ser um weeaboo. O exagero característico dos weeaboo é definido por alguns comportamentos, confira a seguir:

  • Usar palavras em japonês no vocabulário do dia a dia: um weeaboo insere palavras japonesas em suas frases, mesmo que esteja com pessoas que não falam o idioma. Algumas palavras muito utilizadas são: kawaii, baka, sugoi.
  • Ser obcecado por animes, mangás, músicas e qualquer outro elemento da cultura japonesa: uma pessoa que é weeaboo consome apenas produções culturais japonesas e as considera superiores a todas as outras. Normalmente, o conhecimento que um weeaboo tem da cultura japonesa é baseado somente em elementos culturais que são exportados, portanto essas pessoas não têm qualquer relação ou conhecimento sobre a cultura tradicional do Japão.
  • Ter interesse em se relacionar apenas com japoneses: um weeaboo tem um ideal obsessivo de se relacionar apenas com pessoas japonesas ou descendentes.
  • Considerar o Japão e sua cultura superiores: o fanatismo do weeaboo faz com que ele considere tudo o que vem do Japão superior e melhor. Essas pessoas não aceitam críticas e não veem nenhum lado negativo no Japão.

É importante lembrar que a principal diferença entre um weeaboo e uma pessoa que ama a cultura nipônica é o exagero e o caráter obsessivo do interesse do weeaboo.