Windows: o que é, significado, definição e conceito

Windows é o nome da família de sistemas operacionais para computadores pessoais, dispositivos móveis e servidores desenvolvidos e comercializados pela empresa de software Microsoft. O termo “windows” é o plural em inglês da palavra “window” que significa janela, na tradução para o português.

Origem do nome

A origem do nome Windows tem haver com o gerenciador de interfaces que as primeiras versões do sistema operacional já traziam, ou seja, as informações eram organizadas dentro de janelas na tela do computador. Sistemas operacionais da época, possuíam apenas interfaces minimalistas com linhas de comando.

Um dos sistemas operacionais mais vendidos e utilizados no mundo teve a sua primeira versão, a 1.0 lançada em 1985. A versão 3.0 fez mais sucesso e começou a ser lançada em 1990. Um dos grandes sucessos comerciais foi a versão Windows 95, lançada em Agosto daquele ano.

Windows 95

Interface do Windows 95

A família do sistema operacional se desenvolveu ao longo dos anos, entre as suas principais versões, estão: Windows 98, Windows Vista, Windows 2000, Windows XP, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Há ainda uma versão para servidores de diferentes portes, chamada Windows Server (Windows NT). O Windows Phone foi uma versão lançada em 2010 para dispositivos móveis, que acabou por ser descontinuada em 2017.

Existem outros softwares e aplicativos da Microsoft com o nome Windows, como o Windows Media Player e o Windows Media Center.

A principal função do sistema operacional é oferecer uma interface agradável para tarefas do cotidiano, a integração com diversos programas, além de segurança e estabilidade.