Backup: o que é, significado, definição e conceito

O que é Backup?

Backup é uma palavra da língua inglesa que significa cópia de segurança. O termo é geralmente utilizado na área de segurança da informação e informática onde indica que há uma cópia dos arquivos armazenados em outro dispositivo. Em caso de roubo ou perda, o backup pode ser restaurado sem perdas significativas.

Realizar um backup com regularidade é um procedimento recomendado tanto para empresas como para pessoas físicas pois é comum que dados no meio digital sejam perdidos e danificados por imprudência ou falha sistêmica.

Atualmente existem alternativas de backup na nuvem (cloud), nesta modalidade a cópia de segurança é armazenada em servidores de serviços pagos como Google Drive, iCloud da Apple e outros. A vantagem é que os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar com acesso a internet. Um ponto negativo é o limite de armazenagem costuma ser pequeno para quem possuí muitos arquivos, fora a lentidão para salvar ou baixar uma cópia completa.

O maneira mais comum de realizar backups ainda é através de discos rígidos externos (HD), DVD, CD, pen drives e até mesmo outros computadores.