Vintage: o que é, significado, conceito e definição

O que é Vintage?

Termo comum usado pelos fashionistas, a palavra vintage refere-se a um estilo ou peça de moda que fez parte de uma outra época. Vintage também vem de vindima (safra de vinho), ano da vindima, qualquer colheita ou produção de determinado período ou clássico, de importância ou qualidade reconhecida.

De origem anglo-francesa, a palavra vintage fora designada primeiramente pelos profissionais que cuidam de todo o método de vinificação (processo na qual a uva transforma-se em vinho). É a idade do vinho (vint + age). Relacionado a boa safra, qualidade excepcional, capacidade de envelhecimento e que possuí características especiais, o ilustre Vinho do Porto é considerado “vintage”.

Na moda, o vintage é considerado um estilo retrógrado. Ou uma peça antiga encontrada facilmente em brechós que esteja em excelente estado de conservação e que hoje pode ser muito bem combinada com outras peças mais atuais. São os “must have” do passado e disputados ferozmente pelos fashionistas. Muitas vezes, são artigos de colecionadores.

Portanto, pode-se empregar a palavra vintage de diversas formas. Vintage significa: clássico, antigo, aquilo que marcou época, boa qualidade, conotação de nobreza com o passar do tempo, algo velho com cara de novo.