Status quo: o que é, significado, definição e conceito

O que é Status Quo?

Status quo é um termo do latim que significa o estado atual das coisas ou no mesmo estado que antes. O status quo diz respeito a fatos, situações, coisas, ambientes e conjunturas. Geralmente o status quo esta relacionado a expressões como: manter o status quo, defender o status quo, mudar o status quo e etc.

O termo em si não pode ser entendido como negativo, ele é neutro e depende do ponto de vista, da conjuntura e o contexto em que ele é empregado. Em política, podemos encontrar o termo sendo utilizado para definir hegemonias, monopólios, alianças partidárias e empresariais. Os movimentos e revoluções sociais são um exemplo no qual o status quo é desafiado.

No latim, a origem se dá através da expressão in statu quo res erant ante bellum que significa: no estado em que as coisas estavam antes da guerra.

Status quo também pode ser empregado para definir situações que são mutuamente indesejáveis, mas apresentam um grande risco caso sejam alteradas. As partes podem concordar que as mudanças devem vir, mas podem ocorrer conforme o tempo passa e caso as condições sejam mais propícias.