NSFW (Not safe for work): saiba o significado dessa sigla e suas variações

O que é NSFW?

Já recebeu algum e-mail ou mensagem com a sigla NSFW e ficou confuso por não saber o que significava? Para você nunca mais abrir nada no trabalho, ou em locais públicos, sem antes ter certeza de que é apropriado, aqui vai tudo o que você precisa saber sobre a sigla NSFW!

Definição de NSFW

As letras NSFW são uma sigla proveniente da frase em inglês “Not safe for work”, o que tem como tradução literal “Não seguro para o trabalho”. Basicamente NSFW, é uma gíria utilizada na internet para sinalizar conteúdos que podem ser impróprios para serem visualizados em locais públicos, ou em um ambiente mais sério, como o de trabalho.

Usos da sigla NSFW na prática

Muitas vezes, a abreviação NSFW aparece em e-mails, vídeos, mensagens ou imagens como forma de avisar que aquele é um conteúdo sensível e, provavelmente, inapropriado para locais públicos. É o famoso alerta de gatilho, para que você não abra algo despretensiosamente e passe vergonha na frente de ninguém.

De maneira geral, conteúdos marcados com a sigla NSFW são relacionados a pornografia, violência, nudez, enfim! Qualquer coisa que pode ser considerada perigosa e imprópria para um ambiente de trabalho.

Embora o conceito do que é seguro ou não para determinados ambientes possa variar imensamente, a ideia de utilizar a abreviação é, justamente, garantir que você não seja pego de surpresa.

Alertas com a abreviação são uma forma de aviso para que você não passe por nenhuma situação constrangedora, ou pior! Há muitos casos de pessoas que foram despedidas de seus empregos por acessarem conteúdo de cunho sexual no ambiente de trabalho.

Além de servir como um alerta em e-mails, vídeos, imagens e mensagens, a sigla NSFW também é utilizada como aviso em qualquer conteúdo presente na internet, como posts em blogs, fanfics, Tweets etc.

Independente de qual seja a situação, a sigla tem o mesmo significado de conteúdo sensível e impróprio para locais mais sérios.

Algumas variações de NSFW

Com certeza, a sigla NSFW é a mais comum e mais popular como forma de aviso para conteúdos sensíveis na internet. Entretanto, você já pode ter se deparado com algumas variações dessa abreviação, como:

  • SFW: Ao contrário de NSFW, essa sigla significa “Safe for work”, ou seja, “Seguro para o trabalho”.
  • PNSFW: é uma abreviação de “Probably not safe for work”, ou seja, “Provavelmente não seguro para o trabalho.
  • NSFS: Paralelamente a NSFW, NSFS é uma abreviação de “Not safe for school”, que significa “Não seguro para a escola”.
  • NSFL: Esse é um dos alertas que mais merecem atenção, pois NSFL é “Not safe for life”, ou seja, “Não seguro para a vida”. Essa sigla geralmente vem atrelada a conteúdos de violência extrema, ou algo que possa ser muito perturbador.