10 Year Challenge: entenda o que é o desafio dos 10 anos

10 Year Challenge é uma brincadeira que uniu anônimos e famosos na internet, trazendo o seguinte desafio: postar uma foto de 10 anos atrás ao lado de um foto atual. A ação que acompanhava sempre a hashtag #10yearchallenge permitia comparações entre os anos que se passaram e a aparência atual das pessoas. Em poucos dias, já havia se tornado fenômeno internacional.

A brincadeira que trazia as fotos do período entre 2009 e 2019 – na maioria dos casos – se espalhou principalmente nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Foram mais de 5 milhões de publicações com a hashtag no Instagram.  A ideia principal era demonstrar o quanto mudamos ao longo de uma década e, principalmente, lembrar onde estávamos e onde chegamos. Logo virou motivo de piada e muitos memes, como era de se esperar.

Indo além das personalidades, algumas marcas também entraram no jogo, assim como os times de futebol, o que aumentou o toque de humor na brincadeira.

Um detalhe muito interessante e que poucas pessoas perceberam é que com a necessidade de buscar fotos antigas, o serviço de recuperação de fotos do Orkut foi um dos mais utilizados durante as semanas em que a brincadeira estava em alta.

Em pouco tempo, a hashtag também passou a trazer situações preocupantes, como desastres ambientais e situações que vem acontecendo no mundo devido ao aquecimento global. Celebridades como Anitta, por exemplo, utilizaram as redes sociais para dar esse destaque, o que tornou o que era só uma brincadeira, em um comparativo das ações do homem na natureza:

View this post on Instagram

Apesar das minhas 700 plásticas que me fazem desacreditar nas fotos antigas, juro que esse é o desafio dos 10 anos que mais me chocam. Todo mundo se esforçando pra melhorar de vida e de aparência a cada dia. E nossa casa (a única que temos) só se degradando. Quanta destruição aconteceu em apenas 10 anos. Faz parecer que a Terra nem é tão grande assim. Vamos cuidar pra que em 10 anos este desafio nos impressione de maneira positiva. Cada um fazendo sua parte. Nosso planeta é nossa casa, a casa que todos nós compartilhamos independente de espécie, raça, dinheiro, nacionalidade, crenças etc etc. Somos obrigados a conviver nesta casa, querendo ou não. Vamos cada um fazer sua parte entendendo que não há lucro em ser egoísta num mundo inteiramente compartilhado. #10yearschallenge

A post shared by anitta ???? (@anitta) on

Após alguns dias do desafio, uma polêmica se instaurou em torno do Facebook, relatando que o desafio não passou de um experimento social da rede social para aprimorar seus sistemas de reconhecimento facial e lidar melhor com o envelhecimento das pessoas. Por sua vez, o Facebook desmentiu a situação, explicando que o desafio 10 Year Challenge foi criado pelos usuários, unicamente.