#PAS: o que é a gíria? Veja o significado e origem da hashtag

Em algum momento você já deve ter encontrado a hashtag #PAS no Facebook ou em alguma outra rede social. O termo se trata de uma brincadeira que foi feita com a palavra “paz” e sempre que é utilizado tem um tom irônico.

Quando alguém fala de um tema polêmico ou de algo que o tira do sério pode colocar a #PAS depois da postagem. A ideia seria de pedir paz e dizer que se está apenas expondo uma opinião, sem o intuito de causar confusão. Como hashtags são mais comuns no Twitter e Instagram, são nessas postagens que você vai encontrar o termo.

A hashtag fez tanto sucesso que chegou a ser utilizada em camisetas, principalmente quando a ideia é falar sobre futebol.

A ironia aqui está na imagem escolhida, de memes famosos de futebol, cenas que parecem agressivas e logo abaixo a hashtag #PAS. Uma brincadeira saudável com o tema e ao mesmo tempo uma forma de pedir paz entre os times nos esportes.

Significado de #pas nas redes sociais

Você quer entender #PAS no Twitter? Saiba que segue a mesma ideia do conceito geral. Essa rede social é usada muito para desabafos feitos em até 140 caracteres e as pessoas começaram a utilizar a hashtag sempre que usavam da ironia ou contavam algo que as irritava.

No Facebook a ideia é muito semelhante, com a diferença de que a rede social permitia um relato mais longo ou o uso de imagens junto com o texto. Os memes foram os mais utilizados e muitas pessoas apostaram naqueles de séries famosas ou em jogos de futebol.

E o que significa #PAS no Instagram? Simples, uma forma de dizer que a foto postada entra dentro do conceito da hashtag. Como se sabe, o Instagram é uma rede social mais visual, o foco ali são as fotos. Então muitas pessoas postavam uma imagem em que estavam bravos, sendo irônicos ou fazendo algo que não gostam e até mesmo com o intuito de falar de paz mesmo e na descrição usavam a hashtag #PAS.

Como surgiu a hashtag #PAS?

Se você quer entender como essa hashtag ganhou destaque, saiba que o responsável pela #PAS foi Joaquim Teixeira. Esse usuário do Twitter tem o hábito de trazer postagens mais polêmicas e usa palavras escritas com alguma letra trocada de propósito.

No dia 3 de fevereiro de 2017 ele fez a seguinte postagem em sua rede social, de tom totalmente irônico:

BOA TARDE, FINALMENTE É SEXTA FEIRA
BEBEDEIRA, PROSTITUTAS, XIS BÊICON, CIGARRO, COITO CASUAL E ARMAS DE FOGO (VÁLIDO APÓS AS 18:00)
#PAS

E assim surgiu a #PAS no lugar da #PAZ.

Exemplos de uso de #PAS

No Twitter a usuária is a bella (@morethanthats2) usou da hashtag com o intuito de ser irônica. Ela pode ter brigado com alguém, mas no tweet fala que não.

Outro exemplo de ironia foi usado pelo usuário Marofa, provavelmente em resposta a alguém de sua convivência que se sentia superior a outras pessoas. A ideia foi fazer uma comparação com o centro do universo, usando inclusive uma foto.

No Instagram a usuária deiabecool resolveu ser irônica com o desafio #10anosdepois em que ao invés de usar uma foto sua usou um desenho feito pelo perfil @seiquetugosta.

Esses são três exemplos do uso da hashtag nas redes sociais, mas muitas pessoas a utilizam, sempre com o sentido irônia, irritação ou brincadeira. Você também pode postar uma foto ou texto com o termo, mas veja se a #PAS se encaixa no que está sendo dito!