Timeline: o que é, significado, definição e conceito

Timeline é um termo em inglês que significa, literalmente, linha do tempo em português. Conhecido mundialmente através das redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, a timeline nestes aplicativos se refere as notícias, acontecimentos e publicações de amigos, celebridades e até mesmo aquelas que ganharam notoriedade ou “viralizaram” nas últimas horas.

Em sua grande maioria, a timeline é a página inicial nestas redes sociais na qual o usuário se orienta entre as principais publicações relevantes para ele. Elas podem ser organizadas por proximidade geográfica, anúncios, interesses em geral e atividades que seus amigos realizaram nas últimas horas, dias ou semanas.

Originalmente, o objetivo da timeline era organizar as publicações na ordem cronológica dos acontecimentos. No entanto, as empresas responsáveis pelas redes sociais perceberam que os usuários preferem receber apenas as publicações de determinadas pessoas ou assuntos que lhe interessam, além é claro da grande oportunidade de segmentar e atingir estes usuários com anúncios segmentados, tornando este um mercado alvo para diversos tipos de negócios que antes utilizavam a publicidade online de forma mais generalista.