#TBT: qual o significado da hashtag?

Quem gosta de passear pelas redes sociais, principalmente pelo Instagram, já deve ter percebido que toda quinta-feira surgem milhares de fotos que foram tiradas dias, meses e até anos atrás, acompanhadas da hashtag TBT. Mas o que significa essa sigla?

TBT ou Throwback Thursday significa algo como quinta-feira do regresso ou quinta-feira do retorno. Tudo começou no Twitter, em 2012, acompanhando fotos postadas nas quintas-feiras relembrando sempre um acontecimento importante no passado.

Logo celebridades e famosos começaram a postar em outras redes sociais as fotos acompanhadas de #TBT e em pouco tempo o Instagram se revelou como a rede principal para o post.

O #TBT virou tendência e acabou tomando proporções gigantescas, ao ponto das pessoas esperarem a quinta-feira da semana para poder postar fotos antigas que querem trazer à tona. Muitas pessoas não sabem, mas para postar o TBT a foto precisa ter no mínimo 5 anos para passar a valer – regra que raramente é respeitada nas publicações.

Outra brincadeira que acompanhou o movimento TBT foi o #FBF, Flashback Friday, que na tradução significa a sexta-feira da retrospectiva. Porém esse não pegou tanto quanto o TBT e logo parou de ser utilizado. Era a oportunidade de quem se esqueceu de publicar a postagem na quinta, aproveitasse a sexta-feira.

Através da hashtag TBT é possível visualizar nas redes sociais todas as fotos que fazem parte dessa categoria e todas as pessoas que a utilizaram.

Um exemplo de utilização é postar uma foto de uma viagem bacana, de um jantar elegante, de quando você era criança, de pessoas da família anos atrás, sempre usando a hashtag (#TBT). Nas redes sociais, é possível marcar as pessoas que estão com você na foto para que também curtam essa lembrança.

É também uma forma de conhecerem você melhor, já que rastreando pela hashtag é possível ver todas as fotos que foram postadas e que já foram tiradas desde que você era criança.

Algumas hashtags que também se enquadraram nesta categoria foram o #OOTD, Outfit Of The Day, que significa roupa do dia – para trazer fotos de looks do dia escolhido pelas pessoas –, o #PICOFTHEDAY, Picture The Day, que significa foto do dia – usada para destacar uma foto tirada e escolhida para postar naquele dia – e o #YOLO, You Only Live Once, que significa você só vive uma vez – usada para postar fotos de dias memoráveis, de atividades radicais e até daquela refeição gastronômica deliciosa.