Hashtag: o que é, significado, mais usadas e origem

Muitas pessoas se perguntam como surgiu e o que significa hashtag. A verdade é que, antes das redes sociais se tornarem a forma mais popular de se comunicar, se você estudou música, com certeza já conhecia o símbolo que representa as hashtags, que também é chamado de sustenido, cerquilha ou jogo da velha.

Origem das hashtags

As hashtags surgiram no Twitter, o microblog que até hoje permite que as pessoas se comuniquem em poucas palavras. O objetivo era bem simples, ajudar a organizar o conteúdo naquela rede social entendem o que mais vem sendo discutido.

Até hoje o Twitter funciona dessa maneira, categorizando o que mais vem sendo falado, com a diferença de que não se resume mais apenas as hashtags.

Então, se uma pessoa queria falar sobre música, ela poderia usar a #musica assim que terminasse de escrever sua frase. Quem pesquisasse sobre o termo poderia encontrar aquele tweet.

Como usar a hashtag em cada rede social

O uso das hashtags varia de rede social para rede social. Como você leu no tópico anterior, no Twitter a função é categorizar os tweets e ajudar a manter um mesmo assunto em um só lugar.

A hashtag para o Instagram serve para ajudar você a alcançar mais usuários na sua postagem. Então, além de servir para categorizar um assunto, também tem o objetivo de contextualizar, em uma palavra ou mais o que diz sua imagem. O cuidado aqui é em sempre colocar algo que esteja ligado a foto e não fugir muito do conteúdo que é postado no seu Instagram.

Por exemplo, fotos de cachorros podem ganhar as hashtags #dogsofinstagram (se o objetivo é conquistar curtidas internacionais) ou #cachorrosnoinsta. Só cuidado para não transformar frases enormes em hashtag, como: #euachoquemeucachorroémuitolindo. Da mesma forma, não separe cada palavra em uma hashtag: #cachorros #no #insta.

No Facebook as hashtags até tentaram ser incorporadas, porém, não existia uma lógica para seu uso. A rede social não categorizava as postagens e os usuários viram que a hashtag não tinha muito sentido nesta rede social. Algumas pessoas até usam, ainda assim, o usuário do Facebook está mais interessado em ler seu conteúdo e não faz busca por hashtags.

Então, quando falamos do Facebook, o melhor é não as usar.

Quantas hashtags colocar em cada postagem?

Uma dúvida bastante comum é a quantidade de hashtags que podem ser utilizadas nas postagens. A resposta sempre será a mesma: depende. Algumas publicações permitem apenas uma hashtag, para deixar claro do que você está falando, principalmente quando a rede social utilizada é o Twitter.

No Instagram você tem um pouco mais de liberdade, mas aí entra a ideia do bom senso. Nada de colocar cinquenta hashtags só para atrair mais pessoas até a foto postada. Uma média interessante é a de quatro a cinco hashtags. Pense como resumir brevemente o que está na sua foto, assim fica mais fácil decidir.

Hashtag mais usadas

Algumas hashtags se tornam populares, tanto que podemos dizer que são termos mais gerais. Existem tantas postagens “arquivadas” nelas, que é difícil encontrar algo mais específico. Para quem está atualizando um perfil pessoal, há total liberdade em apostar nas hashtag mais usadas, agora se você tem uma conta profissional, o melhor é usar com moderação.

Claro que também poderá investir nos termos gerais acompanhados pela cerquilha, mas nas outras hashtags do post, a ideia é inserir palavras mais específicas, que ajudem sua postagem a ser encontrada. Dito isso, veja quais são as hashtags mais comuns que são utilizadas com frequência:

1. #love

Para falar de amor, mesmo quem não vive em países de língua inglesa utiliza essa hashtag. São aproximadamente 1,5 bilhão de posts que contém a #love.

2. #instagood

A segunda posição perde de longe para a #love, porém também está nas mais utilizadas, com cerca de 922 milhões de posts. Geralmente é colocada para falar de algo que é bom, seja um momento, um alimento, um animal, uma bebida ou uma pessoa.

3. #fashion

Com tantos Instagrams sobre moda, a palavra fashion logo depois da cerquilha, com certeza estaria na lista. Já foi utilizada em mais de 653 milhões de postagens.

4. #happy

Felicidade em inglês. Outra palavra que, assim como a #love, é utilizada em todas as partes do mundo. Serve exatamente pra isso: representar que você está feliz. Presente em quase 500 milhões de postagens.

5. #tbt

Esta é bastante conhecida e você já deve ter utilizada. Significa throwback Thursday e é utilizada para relembrar algo que aconteceu no passado. Desde que seja postada numa quinta-feira. Já foi utilizada em cerca de 467 milhões de publicações.