Ascensão social: o que é, significado, definição e conceito

O que é ascensão social

Na sociedade em que vivemos, poucas são as pessoas que fazem parte, de fato, das classes mais ricas. Embora algumas delas nasçam como parte dessa classe, há casos em que as pessoas conseguem se juntar a essa classe. Quando isso acontece, pode ser chamado de ascensão social.

A ascensão social é um fenômeno que ocorre quando uma pessoa passa a ter mais poder aquisitivo, subindo de classe. Então quando, por exemplo, uma pessoa ganha na loteria, ela pode ascender socialmente.

Como é possível ascender socialmente?

A sociedade atual é dividida em classes, são elas: A, B, C e D. Assim, a classe A é a mais rica e a D a mais pobre. Todas essas classes conseguem ascender de formas diferentes, já que até mesmo pessoas com maior poder aquisitivo podem adquirir mais riqueza.

Para as três classes abaixo da classe A, ascender é possível não apenas através de jogos de sorte. Através de oportunidades de trabalho atraentes, também é possível atingir a ascensão social. Contudo, essas oportunidades acabam sendo reservadas aquelas pessoas que possuem acesso aos melhores níveis de educação.

A ascensão social, portanto, não é alcançada apenas pelo mérito individual. Fatores externos como a História, a economia e a política também refletem nessa ascensão.

Você conhece histórias de ascensão social?

Na nossa sociedade, podemos observar que muitas pessoas têm suas vidas transformadas ao receberem uma oportunidade, conseguindo atingir a ascensão social. Você conhece alguém que tenha uma história assim? Escreva nos comentários!