Tumblr: o que é, qual o significado e como funciona a rede social

Tumblr é uma rede social em formato de blogging, na qual os usuários criam e gerenciam  microblogs. Neles, é possível incluir imagens, vídeos, citações, áudio, textos e outros diálogos. A interação se dá entre os usuários que frequentam estes microblogs e os donos das páginas, que podem seguir diferentes perfis.

O formato da rede social lembra a timeline de outras plataformas, como o Twitter. A veiculação fica similar a um blog convencional em WordPress ou Blogger, mas com recursos limitados.

Fundada comercialmente em 2007 por David Karp e Marco Arment, a rede social logo atraiu utilizadores de outros sistemas e blogueiros independentes. Depois de atingir a marca de 10 bilhões de publicações em 2011, a rede social foi comprada pela gigante Yahoo! em 2013.

Estilo e foto Tumblr

Na plataforma, um estilo específico de fotografia acabava fazendo sucesso, por isso Tumblr começou a ser usado para dar nome a esse estilo, quando se quer tirar uma foto com o “estilo Tumblr”, geralmente recorrendo aos efeitos de filtros de imagens.

Tumblr porn

Considerada até então uma rede social “adult-friendly” (amigável a conteúdos adultos), o Tumblr tinha parte considerável dos seus acessos destinados à sua área adulta, onde perfis faziam a curadoria de fotos de pornografia.

Em dezembro de 2018, a rede social anunciou que iria banir este tipo de conteúdo, conforme matéria.

Além do site, a rede social Tumblr também esta disponível nas principais lojas de aplicativos para tablets e smartphones, como a Play Store do Google (Androir) e AppStore da Apple (iOS).