Soberba: o que é, significado, conceito e definição

O que é Soberba?

Soberba é a manifestação do sentimento de superioridade em relação a outras pessoas, desencadeando atos de arrogância, muitas vezes sem fundamentos. Ela pode se manifestar em grupos ou de forma individual. Os casos de grupos que se afirmam superiores, como quando ocorre o corporativismo, racismo, xenofobia, doutrina de povos escolhidos, e elitismo, deixam claro a faceta da soberba.

O sentimento de soberba pode aflingir pessoas de qualquer classe social e não esta diretamente relacionada com dinheiro e poder. Muitas vezes, os soberbos podem se sentir especiais por determinada crença, habilidade em lidar com outras pessoas, origens da família e etc.

Pessoas soberbas tendem a procurar prazer despertando inveja em outras pessoas, elas querem se mostrar e serem admiradas, como referência do topo ou parâmetro mais alto, gerando curiosidade e intrigas. O soberbo não aceita ser superado com facilidade, e isto faz com que ele sinta inveja e ódio, a reação comum seria continuar diminuindo aqueles que o superam.