Crush: o que é e qual o significado da gíria?

Como várias outras gírias muito utilizadas na web, o termo “crush” chegou para ficar. A expressão é utilizada para definir alguém por quem se sente atraído. Se você anda pelas redes, já ouviu o termo, mas ainda não sabe como empregá-lo no seu dia a dia, então é hora de se atualizar.

De origem inglesa, “crush” em português se traduz como “esmagar”, “cair”, “colidir”. Da forma em que é empregada nas redes sociais ela retrata algo como “ter uma queda por alguém”. O termo passou a ser, então, muito utilizado em canais como o Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, ficando entre as gírias mais faladas do momento. Um levantamento publicado pela empresa de marketing digital SEMrush informou que “crush” aparecia entre as expressões mais procuradas no google. No ano de 2018, foi procurada mais de 65 mil vezes no canal de buscas, apenas por brasileiros.

O “crush” não precisa ser, necessariamente, alguém por quem se está apaixonado ou amando, ele pode ajudar também a definir um amor platônico e diferentes pessoas por quem se tem admiração, ou seja, é possivel ter mais de um “crush”. Por isso a expressão ficou tão famosa.

A parte mais legal da expressão “crush” é que ela veio para substituir outras tantas que foram muito utilizadas ao longo dos tempos, como “broto”, “pão”, “bom partido”.

Algumas celebridades, como a atriz e cantora Selena Gomez, ajudaram a alavancar a gíria, utilizando-a em seus vídeos e posts. No Brasil, o termo também ganhou espaço com os memes criados a partir de um vídeo publicado pela youtuber Nicks Vieira, em que ela canta uma espécie de rap, com o trecho “Poxa Crush, porque não me nota?”.

A ideia do vídeo foi enviada por uma das seguidoras da youtuber, que pediu por um vídeo no estilo “sofrência”. Assim, a jovem gravou o vídeo falando sobre um “crush” que não correspondia aos seus sentimentos.Em questão de pouco tempo a internet já estava tomada de memes com a frase, fazendo com que o termo ganhasse ainda mais adeptos.

Dentre as formas em que o termo passou a ser utilizado, tem também o “crush de amizade”, ou seja, aquele amigo por quem se tem muito afeto, de quem se quer estar sempre por perto.