Aishiteru: o que é, significado, definição e conceito

Você sabe como dizer “eu te amo” em japonês? Se você é fã de animes e mangás, provavelmente já ouviu a palavra “aishiteru”, então chegou a hora de entender um pouco mais sobre essa expressão e o que ela significa.

Siga a leitura e fique por dentro!

Significado de “aishiteru

Em japonês, a palavra aishiteru pode ser traduzida como “eu te amo”. Entretanto, não é uma expressão muito utilizada pelos japoneses, pois ela indica amor profundo, um sentimento forte e grandioso. Portanto, aishiteru, de maneira geral, somente é usado pelos japoneses em situações especiais.

Aishiteru corresponde ao verbo amar e sua tradução para o português como “eu te amo” vem de uma outra expressão: “ai suru”. Ai suru significa “eu gosto de você” e, assim, traduz-se aishiteru como um sentimento mais intenso do que somente gostar.

Para dizer “eu te amo” para alguém, utilizando o aishiteru você usará as seguintes frases:

  • Aishiteru imasu
  • Watashi aishiteru
  • Kimi wo aishiteru

Outras formas de dizer “eu te amo” em japonês

Além de aishiteru, existem outras palavras que expressam amor em japonês. O uso de cada uma irá depender do tipo de relação entre as pessoas e do grau de sentimento que se deseja expressar.

  • Suki desu: a tradução dessa palavra no sentido literal é “gostar”, entretanto, o termo carrega uma grande carga emocional e pode ser interpretado como um “eu te amo”.
  • Daisuki: essa palavra pode ser traduzida para o português como “gostar muito”. Ela é utilizada para expressar o sentimento de amor entre duas pessoas que têm uma relação duradoura, na qual o amor já está estabelecido.
  • Ki ni naru: essa expressão não significa “eu te amo”, mas é usada para descrever o sentimento de quem está interessado por alguém. É utilizada para definir um clima de paquera.

Lembre-se que, em cada idioma, as expressões de sentimentos são muito atreladas à cultura das pessoas e a seu costume de demonstrar afeto.