Waifu: você sabe o que significa?

Quem curte o universo dos Mangás e Animes já deve ter visto ou ouvido falar em Waifu. Mas o que exatamente significa isso? Waifu significa esposa, saindo de uma adaptação do inglês para a palavra Wife. Mas porque esse termo se destacou tanto nos últimos tempos?

Para quem não sabe, Animes e Mangás são uma espécie de “comic” – ou desenho – japonês, com características e aspectos únicos, cheios de particularidades, personalidade e aprofundamento nas histórias. Esse universo, chamado de Otaku, tem milhares de seguidores e apaixonados que, por sua vez, acabam tendo sentimentos reais pelos personagens.

Mais precisamente em 2002, durante a exibição de uma cena do Anime Azumanga Daioh, um personagem que habita um professor pervertido – Sr. Kimura – acaba deixando cair uma foto de uma mulher do seu bolso, que as alunas descobrem ser sua esposa quando ele se refere à ela como sua Waifu. Você pode conferir a cena abaixo:

 

Desde então, o termo Waifu passou a ser utilizado pelos apaixonados por Animes, sempre que queriam se referir a uma personagem de que gostassem muito, quase como uma paixão platônica.

Se estendendo para o Ocidente, Waifu passou a ser utilizado também por atores e cantores, como se fosse uma adaptação do termo Crush. Em alguns casos, as pessoas chegam a manifestar, inclusive, atração física pelas personagens a quem se referem como Waifu. Alguém com quem gostariam de se casar e conviver de uma forma real.

Indo ainda mais além, os Otakus – pessoas que amam o universo Anime – passaram a comprar e conviver diariamente com os famosos “dakimakura”. Os “dakimakura” são travesseiros que trazem na estampa a imagem do seu personagem favorito, no caso, as Waifus. A loucura é tanta, que em algumas lojas especializadas, é possível encontrar esses travesseiros em versões para maiores de 18 anos.

Algumas pessoas saem na rua com seus “dakimakura”, para realizar atividades aleatórias, como ir ao cinema ou a um restaurante.

A brincadeira passa a ser perigosa quando a conexão emocional da pessoa com sua Waifu fica muito intensa. Em alguns casos, o sentimento pode chegar próximo ao fanatismo, fazendo que alguns jovens, inclusive, se suicidem por conta de suas Waifus.