Iti Malia: o que é e qual o significado da gíria?

Filhotinhos fofos, bebês fantasiados, situações inusitadas e cheias de amor. Já reparou como esse tipo de foto vem cada vez mais acompanhada da expressão “Iti Malia”?. Mas, afinal, o que isso significa?

“Iti Malia” é um termo que ficou famoso na web – principalmente nas redes sociais – para ilustrar situações com conteúdo super fofo. Derivada da expressão “Virgem Maria” e, posteriormente, da expressão “Vixe Maria”, “Iti Malia” não basta para servir de legenda para fotos fofas. Esse termo precisa ainda ser lido como se fosse dito por uma criança – ou por um adulto imitando a voz de uma criança.

A expressão “Virgem Maria” sempre foi utilizada para identificar situações de espanto, de surpresa. “Iti Malia” segue o mesmo sentido, porém como se a situação apontada mostrasse um “espanto lindamente positivo e fofo”. Exemplos:

Iti Malia, que cachorrinho mais gordinho

Que criança mais linda, Iti Malia

Apesar de crescer e se difundir através das redes sociais, pelas fotos fofas repetidamente publicadas, a expressão “Iti Malia” ganhou o mundo real, sendo frequentemente utilizada em situações como o nascimento de um bebê, um cachorrinho novo que chegou na família, um item fofo como utensílio e até em festas de aniversário infantis.

Por fazer parte de uma legenda destinada a fotos fofas e situações super carinhosas, o termo “Iti Malia” ganhou espaço também em comentários de redes sociais. Por diversas vezes é possível encontrar comentários em uma mesma foto em redes sociais, como o Instagram, por exemplo, com a expressão “Iti Malia”.

Um levantamento do Google Trends mostrou que na mesma época em que uma foto da Mônica – personagem do cartunista Maurício de Sousa – foi publicada sentada de frente para um computador com a frase “Iti Malia”, a expressão começou a ser buscada no site.

Na brincadeira há uma possível ligação do termo com o personagem Cebolinha, que troca a letra R por L em várias frases, prática comum no universo infantil.