Despacito: o que significa e a origem da música que foi hit

Nos últimos dois anos, o Despacito ganhou o mundo. E você, gostando do hit ou não, já deve ter se ouvido cantarolar essa palavra de origem espanhola em algum momento. Mas, afinal, você sabe o que significa Despacito?

Apesar do espanhol ser muito parecido (auditivamente) com o português, a maioria das pessoas não tem ideia do que significa a palavra “Despacito”. A palavra, derivada do castelhano Despacito é o diminutivo de Despacio, que significa “devagar”, e em seu sentido literal é o que denominamos aqui no Brasil como a expressão devagarinho ou devagar e lentamente. A palavra deu origem a um dos hits mais tocados em 2017 – Despacito – do cantor porto-riquenho Luis Fonsi com participação do rapper Daddy Yanke.

Essa se tornou uma das músicas mais populares e mais tocadas em todo o mundo, principalmente nos países latinos, como o Brasil. Despacito foi a primeira canção latina a dominar o mercado americano e europeu desde Macarena, em 1996. Além disso, o clipe da música chegou a ser um dos mais vistos da história, ultrapassando a marca de 6 bilhões de visualizações. Segundo uma pesquisa publicada pela empresa de marketing digital SEMrush, o termo “o que é despacito” foi procurado no Google mais de 50 mil vezes.

Na letra da música, a expressão é usada da seguinte forma:

Despacito

Quiero respirar tu cuello despacito

Deja que te diga cosas al oído

Para que te acuerdes si no estás conmigo

Despacito

Quiero desnudarte a besos despacito

Firmo en las paredes de tu laberinto

Y hacer de tu cuerpo todo un manuscrito

Na tradução para o português:

Lentamente

Eu quero respirar no seu pescoço lentamente

Deixa que eu te diga coisas no ouvido

Para que você se lembre quando não estiver comigo

Lentamente

Quero te despir com beijos, lentamente

Assinar as paredes do seu labirinto

E fazer de todo seu corpo um manuscrito

Despacito” é uma música do gênero reggaeton, um estilo latino e muito caliente de música. As letras, em sua maioria, tratam de paixões mal resolvidas, de amores não correspondidos ou de grandes declarações de amor. Essa música, em específico, fala de uma declaração de amor apimentada, cheia de desejos, de contatos físicos e de uma dança romântica e sensualizada entre um casal. A canção Despacito ganhou diversas premiações, entre elas discos de platina, ouro e diamante em vários países.

A expressão Despacito costuma ser utilizada pelos nativos para identificar algo que está sendo feito sem pressa, com tranquilidade, com calma, de uma forma lenta. Mas, com o estouro do hit musical, a palavra ganhou também as redes sociais, principalmente nos memes que traduzem situações de calma, de tranquilidade ou em que se quer passar a sensação de “Pegar leve”.

Além disso, a música ganhou ainda mais notoriedade quando o cantor e compositor Justin Bieber lançou um remix em uma nova versão de Despacito, aumentando ainda mais o seu espaço e reconhecimento mundial. Após o lançamento dessa versão, a música foi reproduzida mais de 5 bilhões de vezes via streaming, de acordo com a gravadora Universal Music.