Metodologia: o que é, significado, conceito e definição

O que é Metodologia?

Metodologia tem origem do grego méthodos, que significa lógico e de logia, que quer dizer estudo. Conceitualmente, pode-se dizer que o termo se refere ao estudo de métodos e técnicas embasados cientificamente e que são usadas em processo investigativo. Metodologia também tem como significa o grupo de critérios empregados para ensinar uma ciência ou arte.

Nesse sentido, diz-se que o professor deve ter uma boa metodologia de ensino para que os seus alunos aprendam o conteúdo, por exemplo. A palavra pode significar, ainda, a arte de conduzir o espírito de forma a averiguar a realidade ou a verdade. Dessa forma, a metodologia ajuda a conduzir a pesquisa que é realizada ou aplica um conjunto de regras para o ensino.

Para cada método, a metodologia define e analisa as suas características, além de avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções, podendo também criticar os pressupostos ou as implicações do seu uso. À metodologia, portanto, se aplica o conceito de elucidação meticulosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método escolhido para uma pesquisa.

Através da metodologia definem-se o tipo de pesquisa, instrumentos aproveitados, entre eles, questionário, entrevista e outros, bem como o tempo previsto, a equipe de pesquisadores e a divisão do trabalho. A metodologia abrange, ainda, as formas de tabulação e tratamento dos dados.

Embora metodologia seja o estudo ou aplicação do método, muitas vezes, de modo informal e mesmo coloquial se usa o termo como sinônimo para método. Portanto, sinônimos mais condizentes são termos como coleção de teorias e conceitos e ideias.