Conhecimento empírico: o que é, significado, conceito e definição

O que é Conhecimento Empírico?

O Conhecimento Empírico é um termo no qual o significado remete a obtenção do conhecimento através de processos assistemáticos, em ações não planejadas, entre tentativas e erros, pela constatação do que se é visível. Ou seja, o Conhecimento Empírico é aquele obtido através da prática, sem teoria ou utilizando-se de métodos científicos.

O Conhecimento Empírico permite a constatação de ações e reações sem necessariamente entender como o processo funciona cientificamente, a manipulação do fogo na pré-história é uma prova de conhecimento empírico, onde aprendeu-se ao acaso, através de tentativas.

Outras formas de conhecimento

Conhecimento filosófico – conhecimento adquirido de forma especulativa, ultrapassando os limites da ciência para tentar explicar fenômenos fora da compreensão humana.

Conhecimento teológico – é baseado na crença e na opção religiosa dos indivíduos, não pode ser confirmado ou refutado por estar intimamente relacionado com a fé de um determinado grupo.

Conhecimento científico – é aquele que se dá através de métodos científicos, ancorado na racionalidade, sistematização, sendo verificável, reproduzível e analítico.