Ensino médio: o que é, conheça a importância e significado

O que é ensino médio?

Conhecido antigamente como colegial, o ensino médio é a última etapa da educação básica no Brasil, que tem sua duração de três anos. Um dos principais objetivos do ensino médio é aperfeiçoar todo o conhecimento adquirido no ensino fundamental, desde o primeiro ano até a nona série – que representam o ensino fundamental I e II.

Importância máxima do ensino médio

Um dos papéis importantes é preparar os alunos para ingressar no ensino superior: considerando as dificuldades de se conseguir uma vaga em uma instituição de ensino pública prestigiada ou em uma faculdade particular, por conta de seu alto custo.

O outro ponto é adentrar ao mercado de trabalho, com uma possível união entre ensino médio e o técnico brasileiro, visto as grandes dificuldades de se conseguir o primeiro emprego.

Amadurecimento

Sendo uma época de grande decisão para os estudantes, no ensino médio o adolescente já tem mais maturidade para tomar algumas decisões que envolvem a aquisição de conhecimento: o conhecer depende mais de suas decisões e atitudes dos que dos professores. Por sua vez, os professores têm um papel de ensinar e auxiliar neste caminhar de três anos.

É também no ensino médio que a personalidade da pessoa está em questão. Muitos dos laços formados para vida adulta são concretizados nesse momento: amizades, os relacionamentos de cunho social, além do processo de autoconhecimento e descobertas.

Obrigação

Até março de 2013, era lei na Constituição do Brasil o ingresso da criança na escola a partir dos 6 anos e somente a conclusão do ensino fundamental. Mas a partir de abril de 2013, tornou-se obrigatória a entrada a partir dos 4 anos no ensino infantil até os 17, considerando a conclusão do ensino médio.

A importância do ensino médio

Normalmente, são jovens entre 15 e 17 anos que estão cursando o ensino médio que já passaram pelo ensino fundamental e estão em busca do conhecimento necessário para o ingresso no ensino superior. 

Para conseguir uma vaga em uma universidade, além do diploma do ensino médio é importante ter conhecimento para realização de provas que permitam ou não, ao estudante adentrar a graduação.

Uma dessas provas é o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que tem uma ligação com o conteúdo passado durante os três anos de ensino médio. Os vestibulares das universidades mais concorridas do país também exigem muito estudo e conhecimento obtidos no transcorrer desse período de três anos. 

Um dado importante a destacar é que quem não concluiu o ensino médio não pode concorrer a uma vaga do ensino superior.

O novo ensino médio

Através da Lei nº 13.415/2017 que tem pretensão de dar garantia de educação de qualidade a todos os brasileiros, aproximando as escolas da realidade de muitos estudantes brasileiros; foi estabelecida a reforma do ensino médio. Isso resultou na alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Houve duas grandes mudanças significativas: a primeira foi a alteração da carga horária do ensino médio, sendo que as 800 horas foram ampliadas para 1000 por ano. Já a segunda, é sobre a versatilidade do currículo e dos itinerários formativos – estes possibilitam que os estudantes optem por qual área de conhecimento pretendem se aprofundar. 

Até o momento, a nova reforma do ensino médio está em análise, porém, essas mudanças serão tanto para escolas públicas como privadas.

E você, quais dessas informações sobre o ensino médio considerou mais relevante? Deixe nos comentários abaixo!