Remetente e destinatário: o que são, significado e como preencher

Antes da existência de correios eletrônicos e mensagens de texto instantâneas, as pessoas trocavam informações ou conversavam através de cartas, o que demorava um certo tempo. 

Para enviar essas cartas, tanto antigamente quanto hoje em dia, é necessário que o envelope, no qual a carta vai anexada, esteja preenchido com as informações de remetente e destinatário.

Remetente e destinatário são espécies de endereçamento de correspondências enviadas pelo correio. O remetente é a pessoa que envia a correspondência e o destinatário é a pessoa que recebe.

Para se enviar uma correspondência deve constar nela as informações do endereço de origem (de onde se envia) e de destino (onde será entregue). No caso das cartas, as informações do remetente devem constar no verso do envelope e as do seu destinatário na frente.

Quais informações devem constar nos endereços de remetente e destinatário?

O serviço dos correios indica que, quando se envia uma correspondência, os seguintes dados devem ser apresentados, tanto para remente e destinatário. São eles:

  • Nome do destinatário ou do remetente, dependendo do lado do envelope.
  • Tipo (Rua, Avenida, entre outros) e nome do logradouro, seguido do número e do complemento (no caso de condomínios e prédios, por exemplo).
  • Nome do bairro.
  • Nome da cidade, seguido da sigla da Unidade Federal (UF).
  • País, no caso de o destinatário ou de o remetente estar em terras estrangeiras.
  • Código de Endereço Postal (CEP).

O preenchimento desses dados independe do tipo de envelope no qual a correspondência é enviada. Além disso, ele deve constar em caixas de encomendas de maneira geral e de forma legível.

Você tem alguma dúvida sobre o preenchimento de remetente e destinatário?

Apesar do surgimento de novas tecnologias que facilitam a troca de informações com mais rapidez, às vezes, precisamos enviar cartas ou encomendas pelo correio. Você certamente já passou por essa experiência. Mas e aí, você preencheu os dados de remetente e destinatário? Escreva aqui nos comentários!