Upload: o que é, qual o significado, definição e conceito

Upload é um termo em inglês utilizado para descrever o ato do envio de arquivos e dados de um computador local para um servidor remoto, seja através de redes fechadas ou pela internet.

Ao enviar um vídeo para o Youtube por exemplo, o usuário transfere o arquivo de sua máquina local para os servidores do serviço, que então processa o arquivo e disponibiliza o vídeo para que qualquer um possa acessar.

O mesmo acontece com imagens e fotografias. Ao enviar uma imagem para serviços como Flickr, Fotolog, Twitter e outras redes sociais, o usuário faz upload do arquivo. Ao se tratar de imagens, o upload pode parecer imperceptível, devido ao tamanho do arquivo.

Quando se trata de outros arquivos maiores como vídeos e dados de sites, o tempo necessário para finalizar o upload pode ser maior.

De forma geral, conexões de internet residenciais possuem uma velocidade de upload inferior aquela disponível para o download de dados e arquivos.

Outros protocolos que permitem o upload de arquivos diretamente para servidores são o FTP (File Transfer Protocal) ou sFTP (SSH File Transfer Protocol).

Upload e Download

Download é exatamente o inverso de upload, na qual os dados são transferidos de servidores para o computador local. É a mesma coisa que baixar um vídeo ou um aplicativo de um determinado site.

Veja também o significado de Upar.