Embuste: o que é e qual o significado da gíria?

Embuste é uma palavra que não existe no dicionário com o significado que lhe foi atribuído. Anteriormente, estava ligado a uma mentira, logro, mas sem a intenção de prejudicar ou ter algum ganho material. Hoje, em termos populares, o significado de embuste é maior, designado a falar sobre determinada pessoa e não apenas um fato.

Quando você ouve alguém usar a palavra embuste, provavelmente esta pessoa está comentando sobre alguém que é irritante ou insuportável.

Por exemplo: uma pessoa fofoqueira, um ex-namorado que volta a te perseguir, um vizinho chato, uma pessoa que dá spoilers sobre séries, livros e filmes, uma pessoa falsa… E por aí vai. Qualquer pessoa que incomode de alguma maneira pode ser classificada como um embuste.

Gíria embuste x dicionário

Afinal, o que é embuste? Está correto utilizar a palavra para se referir a uma pessoa que você não suporta? Ou deve apenas ser utilizado quando você está se referindo a alguém que está mentindo, um trote ou brincadeira feita com o intuito de constranger outra pessoa?

A verdade é que os dois significados estão certos. Tudo depende do momento em que se utiliza. Se você está em meio a uma conversa, que permite a linguagem coloquial e o uso de gírias, provavelmente “embuste” quer dizer alguém irritante ou insuportável.

Por exemplo: “Não sei porque ela trouxe o embuste do namorado para a festa!” é uma fala que significa que a pessoa em questão não entende por que uma amiga trouxe o namorado para a festa, já que é alguém que ela (pessoa que está falando) não suporta.

Agora na frase: “Você caiu naquele embuste? Não dá para acreditar!”, a palavra tem o sentido de trote, mentira planejada.

Embuste é algo negativo

Uma curiosidade em relação a palavra embuste, é que nem no significado do dicionário e muito menos na gíria, seu significado é algo positivo. Sempre se trata de algo ruim e que incomoda ou prejudica outra pessoa.

Embuste (no sentido de trote) é algo feito com o intuito de constranger outra pessoa, fazê-la passar vergonha.  Já a pessoa embuste (gíria) é alguém de comportamento desagradável ou que atrapalha a vida de outros.

Memes famosos com a palavra embuste

A gíria embuste ganhou tanto espaço que existem vários memes que a utilizam:

Essa imagem faz uma brincadeira com a palavra embuste, comparando a pessoa insuportável com um “encosto”, espírito negativo.

Outro meme famoso é o alerta de embuste. Geralmente utilizado quando alguém posta algo irritante em uma rede social. A outra pessoa vai lá e comenta com o meme.

É muito comum ouvir a palavra embuste para se referir a um ex-namorado. No meme acima, uma sátira com a questão, deixando claro que a pessoa não quer o ex de volta, nem de graça.

Aqui, a ideia foi fazer uma brincadeira comparando ao filme “o sexto sentido”. Se a pessoa tem o azar de sempre encontrar alguém embuste, pode postar o meme em sua rede social. Afinal, o objetivo é dizer que ela está sempre vendo pessoas irritantes.

Já este meme é comum quando uma pessoa teve um relacionamento ou ficou com um embuste e decide se dar a chance de conhecer outras pessoas. E a situação se repete…

Agora você já sabe o que é embuste. Se conhece mais memes com o termo, conte para nós nos comentários!