Mood: o que é, significado, definição e conceito

Mood é uma palavra em inglês que apresenta como tradução literal “humor”. Porém, mood e humor não significam exatamente a mesma coisa!

A palavra mood é usada para expressar um sentimento imediato, a forma como você está no momento em que fala alguma coisa. Pode ser usada para se referir a estado físico, de espírito e qualquer outro sentimento presente na hora da conversa. Portanto, mood não tem nada a ver com “humor” no sentido de algo engraçado.

O que significa mood?

Quando você está feliz, com raiva, triste, animado, entediado ou triste, tudo isso pode ser descrito como o seu “mood” do momento.

Uma forma simples de entender o significado de mood é pensar nas carinhas de emojis que temos nos teclados de celular. Cada uma daquelas carinhas representa um sentimento momentâneo, ou seja, um mood!

Essa palavra tornou-se muito popular nas redes sociais, justamente por ser capaz de descrever sentimentos instantâneos. Hoje, ela é bastante usada como gíria em diversas frases e, também, como meme.

Em inglês, quando se diz que alguém está “in the mood”, isso significa que a pessoa está com vontade de fazer algo, que ela está afim de determinada coisa.

Exemplos de frases com mood

  • -Hoje não fiz nada do que tinha que fazer, passei o dia no sofá morrendo de cansaço.
  • Esse é meu mood da vida!
  • Mood do domingo: passear no parque com os cachorros!
  • Meu mood da TPM é passar o dia na cama vendo séries e comendo brigadeiro.
  • Meus dois moods lendo notícias sobre 2020: desespero e risadas.

Mood nas redes sociais

Nas redes sociais, a palavra mood virou um meme. Ela é usada para descrever imagens engraçadas e quer dizer que a pessoa que está postando sente-se daquela forma representada pela foto. O uso do meme mood é bastante comum no Twitter e no Facebook.

Mood Facebook

Hashtag no Instagram: #Mood

Nas postagens e stories do Instagram a hashtag “#Mood” é muito comum e popular. Ela tem como função descrever o que a pessoa está sentindo ou fazendo no momento da foto ou da postagem. É bastante comum o uso da hashtag com a palavra mood e o dia da semana no qual o post está sendo feito.

  • #SundayMood: Sunday, em inglês, significa domingo. Assim, essa hashtag é usada aos domingos para expressar o humor da pessoa naquele dia. Usualmente, as fotos com a #SundayMood são relacionadas a atividades em parques, em casa, ou a dias de preguiça.
  • #MondayMood: Em inglês, Monday significa segunda feira. Da mesma forma que no domingo, a #MondayMood é usada para postagens feitas às segundas feiras. Normalmente, as fotos dessa hashtag são relacionadas a sentimentos conflitantes quanto a iniciar uma nova semana de trabalho ou de estudo.
  • #FridayMood: Friday é sexta feira em inglês, portanto, as fotos dessa hashtag são postadas às sextas feiras. Os posts com a #FridayMood são relacionados à animação pelo final de semana.

Outras hashtags comuns com a palavra mood são #InstaMood e #MoodOfTheDay (mood do dia). Nas duas situações, as tags são usadas para expressar o sentimento do dia ou do momento da postagem.

O que é mood board?

Outro uso comum da palavra mood é no termo “mood board”, que pode ser traduzido como “painel de humor”. Também conhecido como painel semântico, o mood board é uma representação gráfica de uma pessoa, produto, serviço ou marca.

Esses painéis podem ser construídos digitalmente, ou montados à mão. Eles são uma reunião de imagens, frases, cores, palavras e fotos que transpareçam o “humor” de algo ou alguém. Os mood boards são utilizados para organizar ideias e definir um foco através do estímulo visual.

É uma ferramenta muito utilizada no mundo do Design, mas está cada vez mais comum a prática dos mood boards pessoais.