u.u: o que é, significado, conceito e definição

No mundo virtual, a ideia é que as pessoas possam se comunicar de forma rápida e simples. O que significa dizer que não existe uma preocupação com o uso de palavras completas e até mesmo com regras gramaticais. Se a mensagem for compreendida, já é suficiente.

Além das palavras reduzidas e das siglas, surgem também os emojis, que transmitem rapidamente o que se está sentindo com aquela conversa. Claro que, a todo momento mudam as gírias e abreviações, e você talvez faça parte do grupo que deseja saber o que significa u.u.

Será um emoji? Uma abreviação? E quando pode ser utilizado? Descubra:

O que significa u.u

u.u não é uma abreviação, mas sim um emoji – ou emoticon, para os mais velhos, que viveram a época do MSN. Tem o objetivo de transmitir uma emoção gerada por determinado assunto, que aqui seria de deboche, desdém ou indiferença.

O u.u é usado como substituto de algumas onomatopeias, como “humpf” ou “aff”. Se pararmos para pensar, os jovens de hoje veem essas expressões como algo ultrapassado, então encontraram sua própria forma de demonstrar indiferença.

Também é algo mais prático de digitar – já que estamos falando de uma conversa que acontece por redes sociais ou aplicativos – e pode resumir a frase de “Não ligo para isso” ou “Dane-se”.

Quando utilizar?

É claro que você não pode utilizar u.u em uma redação ou ao escrever uma carta. No entanto, nas redes sociais e conversas online, o uso do emoji está liberado. Vale lembrar que é preciso se atentar ao significado: desdém, deboche, não estar nem aí. Já imaginou acabar mandando este emoji numa mensagem errada?

Afinal, em um primeiro momento, pode parecer apenas uma carinha assustada ou surpresa. Porém, u.u não se encaixa como resposta para algo como: “Acabei de terminar meu namoro” ou “Meu irmão faleceu ontem”. Todo cuidado é pouco, mesmo nas conversas virtuais, para não criar um mal-entendido.

Prefira usar u.u com seus amigos e em situações mais descontraídas, com o intuito de brincar e se divertir. Como por exemplo, quando seu melhor amigo manda uma foto em que está comendo um chocolate e você ficou com vontade, o desdém, a frase “E daí?” cairia bem. Abrevie e mande um u.u sem medo.

Você já sabia o que significa u.u? Já vinha utilizando nas conversas pelo WhatsApp ou outras redes sociais? É uma ótima forma de abreviar frases ou expressar que você não está ligando para algo. Então, adicione às suas conversas, porém, sempre prestando atenção ao assunto discutido.