Eufemismo: o que é, significado, conceito e definição

O que é Eufemismo?

A palavra eufemismo designa uma das figuras de linguagem, consideradas também figuras de pensamento. O termo consiste em palavras ou expressões que são empregadas para amenizar o significado de uma informação que se deseja comunicar. Nesse sentido, eufemismo pode ser, ainda, um circunlóquio, ou seja, que funciona como um rodeio de palavras.

O eufemismo, portanto, é empregado no lugar do uso de formas linguísticas com significado inapropriado para uma ocasião ou que possam ser consideradas indecorosas, desagradáveis ou ameaçadoras. Usar um eufemismo é uma maneira de evitar dizeres bruscos em um certo meio e momento social.

Para entender melhor o significado de eufemismo, podem ser citados alguns exemplos bastante elucidativos. “Ele é desprovido de beleza” é uma frase usada ao invés de dizer que uma pessoa é feia. “Você faltou com a verdade” substitui dizer que a pessoa mentiu e “Ele entregou a alma a Deus” funciona para evitar dizer que o indivíduo morreu.

“Nos fizeram varrer calçadas, limpar o que faz todo cão”, em lugar de fezes, “Ela é minha ajudante” ao invés de empregada doméstica e “Trata-se de um usurpador do bem alheio” para não falar ladrão são outros exemplos.

Os eufemismos a respeito da morte são bem comuns, porém, nem toda a expressão que se refere à morte com outras palavras é um eufemismo. Dizeres populares como “Ir para a terra dos pés juntos”, “Comer capim pela raiz” e “Vestir o paletó de madeira” possuem um caráter cômico, o que vai ao desencontro do eufemismo, que procura suavizar uma expressão.

Isso porque essas expressões não estão amenizando uma informação, apenas dando espaço ao grotesco. O objetivo do eufemismo é não chocar quem recebe a informação que em geral é negativa.